TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia Do Projeto Politico Pedagogico

Casos: Importancia Do Projeto Politico Pedagogico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

O projeto político pedagógico é o que coordena toda uma escola

Uma nova maneira de se administra coletivamente.

No texto a seguir vamos saber o que é o projeto politico pedagógico, para que serve este projeto, quem são os responsáveis pela sua elaboração, qual é a participação do professor e a sua importância para o bom andamento do projeto e ter uma noção de se discutir esse tema nos cursos de licenciaturas no Brasil.

2 DESENVOLVIMENTO

Desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996, toda escola precisa ter um projeto político pedagógico (o PPP, ou simplesmente projeto pedagógico). Esse documento deve explicitar as características que gestores, professores, funcionários, pais e alunos pretendem construir na unidade e qual formação querem para quem ali estuda.

2.1 O QUE É PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO?

O Projeto Politico Pedagógico, é considerado, o coração de uma instituição de ensino, ele representa o conjunto de ideias que orientam o trabalho hoje e nos direciona para o amanhã.

A construção do projeto politico pedagógico é peça fundamental no planejamento das instituições de ensino em seus vários níveis e modalidades. É através do P.P.P que a instituição irá demonstrar o que é idealizado, quais as metas e objetivos e quais os possíveis caminhos para atingi-lós. O P.P.P é muito mais que um simples conjunto de planos de ensino e de atividades diversas. O projeto não é construído e arquivado, ele é construído e vivenciado em todos os momentos e por todos os envolvidos com o processo educativo da escola. O P.P.P é um rumo, uma direção. Todo projeto pedagógico da escola é, também, político; É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade, pedagógico no sentido de definir as ações educativas e as característica necessárias ás escolas de cumprirem seus propósitos e suas intenções. Na verdade, o projeto politico pedagógico é a expressão da cultura da escola com sua recriação e desenvolvimento, pois expressa a cultura da escola, as crenças, valores, significados, modos de pensar e agir das pessoas que participam de sua elaboração. Assim o projeto orienta a prática de produzir uma realidade, para isso é preciso primeiro conhecer essa realidade, em seguida refletir sobre ela , para só depois planejar as ações para a construção da realidade desejada.

O P.P.P torna-se uma direção para as ações da escola. É um ato intencional que deve ser estabelecido coletivamente, por isso, passa a ser compromisso de todos.

2.1.1 PARA QUE SERVE O PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO?

O Projeto Político Pedagógico serve para melhorar a qualidade na educação brasileira que é o resultado esperado quando bem aplicado por toda comunidade escolar envolvida, revolucionando o ensino, procurando métodos para chegar ao objetivo tendo autonomia própria nos projetos. Esse projeto (P.P.P), também ajuda na formação do cidadão critico, responsável, criativo e participativo, dessa forma construindo pessoas para viver em sociedade com liberdade para pensar e agir.

2.1.1.1 QUEM ELABORA O PROJETO POLITICO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com