TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inatismo

Artigos Científicos: Inatismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 2

1° Inatismo

Inatismo é a devido ao segundo a qual algumas ideias de ou conteúdos mentais estão presentes desde o nascimento, isto é, não são adquiridos ou aprendidos.

O inatismo opõem-se particularmente ao empirismo de John Locke, onde em sua obra Ensaio acerca do Entendimento Humano, afirma que a mente (mind) é uma "tabula rasa", e toda ideia deriva da experiência sensível.

As teorias inatistas já estão presentes em Platão mas também nos modernos - notadamente entre os racionalistas dos séculos XVII e XVIII, especialmente Descartes, Espinozae Leibniz, entre outros.

Também na psicologia, uma ideia inata é um conceito ou um item de conhecimento universal, isto é, algo com que as todas as pessoas nascem - em oposição àquilo que as pessoas adquirem através da experiência.

2° Empirismo

Na filosofia, empirismo foi uma teoria do conhecimento que afirma que o conhecimento vem apenas ou principalmente, a partir da experiência sensorial.1 Um dos vários pontos de vista da epistemologia, o estudo do conhecimento humano, juntamente com oracionalismo, o idealismo e historicismo, o empirismo enfatiza o papel da experiência e da evidência, experiência sensorial, especialmente, na formação de ideias, sobre a noção de idéias inatas ou tradições;2 empiristas podem argumentar, porém, que as tradições (ou costumes) surgem devido às relações de experiências sensoriais anteriores.3

Empirismo na filosofia da ciência enfatiza a evidência, especialmente porque foi descoberta em experiências. É uma parte fundamental do método científico que todas as hipóteses e teorias devem ser testadas contra observações do mundo natural, em vez de descansar apenas em um raciocínio a priori, a intuição ou revelação.

Filósofos associados com o empirismo incluem Aristóteles, Alhazen, Avicena, Ibn Tufail, Robert Grosseteste, Guilherme de Ockham,Francis Bacon, Thomas Hobbes, Robert Boyle, John Locke, George Berkeley, Hermann von Helmholtz, David Hume, Leopold von Ranke, e John Stuart Mill.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com