TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inatismo Platônico

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  4.670 Visualizações

Página 1 de 2

Inatismo Platônico

Victoria Rebeca de Castro

        O Inatismo Platônico refere-se à discussão apresentada por Platão em um suposto diálogo entre Sócrates e seus discípulos, momento antes de sua morte, narrado por Fédon a Equécrates (também discípulos de Sócrates). Platão (428-7 a.C. – 348-7 a.C), filósofo e discípulo de Sócrates (também filosofo), dá voz ao mestre em suas obras, pois Sócrates não publicara nenhum de seus ensinamentos, conforme o conhecimento que se tem.

        Em Fédon, a discussão se dá primeiramente pela calmaria com que Sócrates estava lidando com o fato de que morreria em breve, este argumenta que não havia motivos a temer, pois a morte traria finalmente ao filósofo o que buscara toda a vida: o conhecimento em sua forma mais pura. Em vida, valer-se-ia de conhecimentos superficiais.

        Através de Sócrates, Platão relata que “o nosso conhecimento é somente recordação”, e que, portanto é necessário que nossa alma tenha existido antes de receber a forma humana, sendo então imortal. Segundo ele, as recordações se estabelecem tanto por semelhança quanto por coisas dissímeis. Para que tais recordações sejam possíveis, Platão admite a existência de duas realidades, a que, segundo ele, “analisa com os sentidos é o visível e o sensível, e o que vê por si mesma é o invisível e o inteligível”. Assim, com o uso dos sentidos torna-se possível readquirir o conhecimento obtido no passado.

        Ao ser convidado a argumentar melhor sobre o retorno da morte à vida, Platão faz com que Sócrates faça reflexões sobre o Bom e o Belo, e também sobre grandezas, usa o argumento do contrário, que diz que uma coisa nasce sempre de sua contrária nunca se tornando a coisa contrária. Em suas palavras: “se o imortal é indestrutível, a alma não pode ser destruída quando a morte se aproxima. Diante disso, a alma nem aceitará a morte nem ficará morta.”

        Em suma, Inatismo Platônico é o termo designado à idéia de Platão de que o individuo nasce com o conhecimento e ao longo da vida apenas recorda-se dele.

Referência:

__ Coleção Os Pensadores, Platão, Nova Cultural, São Paulo, 1999.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (108.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com