TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligência

Resenha: Inteligência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Resenha  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

Inteligência - definida enquanto função e estrutura.

a inteligência enquanto função é adaptação, ou seja, tem a finalidade do sujeito sobreviver, adaptar-se ao meio e modificar para adaptar-se melhor.

A inteligência enquanto estrutural - a inteligência é uma organização de processos que permite um nível de conhecimento, e o crescimento não se dá por acúmulos de informações mais por reorganizações dessa própria inteligência por ter mais possibilidade de assimilação ( interpretar o mundo - tornar seu alguém elementos do mundo).

Acomodação - estruturas mentais ( organização para conhecer o mundo )

É capaz de se modificar para dar conta das singularidades do objeto.

Equilibração - o sujeito que entra em contato com o objeto novo entra em conflito, ele acomoda e modifica o objeto dando conta dos mesmos.

Abstração empírica - As informações que retiro do meu objeto de conhecimento, porém neste processo posso pensar como me relaciono com ele, com ações sobre este objeto.

Reflexiva - Informações que retiro da ação deste objeto "Pensar sobre o agir".

O desenvolvimento da inteligência se dá muito a partir da criança pensar sobre o mundo e pensar sobre sua ação sobre o mundo.

Estágio - O desenvolvimento da inteligência não é linear mas sim por saltos, por rupturas e os estágios representam uma lógica da inteligência que será superada radicalmente por um estágio superior apresentando outra lógica do conhecimento.

Os estágios podem ser divididos em tres:

o sensório motor - de 0 a 24 meses - Construção do universo real, lidando com ele a partir de ação e percepções. A inteligência é prática porque a criança emprega ação e percepção. Nessa fase a inteligência é anterior a fala.

Pré operatório - 2 a 7 anos de idade - Representação - capacidade de pensar em um objeto através de outro objeto exemplo: Reconhecer-se no espelho, imitação. É no pré operatório que ocorre a introdução a linguagem, a introdução a moralidade e o egocentrismo - a criança tem dificuldade em ver o ponto de vista do outro.

Operatório - 7 anos em diante sendo que está dividido em dois:

Concreto - 7 a 11 anos - a criança faz uso da capacidade operatória somente encima de objetos que pode manipular ou situações que pode vivenciar ou lembrar as vivências.

Formal - 12 anos em diante - A criança vai pensar de maneira lógica as hipóteses trabalhando com elas e é capaz de aplicar sua lógica com objetos hipotéticos e estímulos à sua vivência.

No operatório há a ação interiorizada reversível:

ação: Agir e manipular sobre o mundo

Interiorizada: Na representação do mundo ( imaginação )

Reversível: organização lógica do pensamento sem contradições, possibilidade de pensar na ação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com