TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligência

Projeto de pesquisa: Inteligência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/1/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.061 Palavras (9 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 9

Psicologia

Inteligência

Índice

Introdução 3

O que é a Inteligência? 4

5

Teorias de Inteligência 5

Tipos de inteligência 8

Fatores de inteligência 8

Instrumentos de medida de inteligência 10

Limitações e críticas dos testes de inteligência 12

Inteligência e Criatividade 13

Inteligência Emocional (IE) 14

Conclusão 16

Bibliografia/Webgrafia 17

Introdução

Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de psicologia que é lecionada no 1º ano da licenciatura de Gestão Comercial e Vendas, com a finalidade de trabalhar uma das temáticas aprendidas em sala de aula.

Foi neste contexto que surgiu a ideia de realizar um trabalho relacionado com a inteligência, para assim poder colocar em prática aquilo que aprendemos de modo a dar a conhecer os nossos conhecimentos.

Ao longo da elaboração do trabalho pretendemos falar sobre a evolução da inteligência, assim como a sua definição, as principais teorias e os seus autores, que acabaram por marcar a história da psicologia, mais propriamente da inteligência, os vários tipos de inteligência, assim como os fatores que influenciam a mesma. Abordamos também as críticas e as limitações que se fizeram aos testes realizados por psicólogos cujo objetivo era avaliar e medir a inteligência de cada indivíduo.

O que é a Inteligência?

A Inteligência, relaciona-se com capacidade de cada indivíduo de adaptação ao mundo, usando logicamente o conhecimento que tem, a experiência pessoal adquirida e os recursos que temos disponíveis para resolver eficazmente os problemas. A Inteligência é considerada um dos aspetos de

personalidade de cada pessoa, visto ser um traço totalmente pessoal, que poderá ser trabalhada de diferente forma em variadas pessoas.

A inteligência é um processo cognitivo que engloba várias capacidades e implica inúmeros processos, tais como:

- Capacidade de adaptação a situações novas (envolvente);

- Capacidade de resolver problemas práticos e abstratos;

- Capacidade de raciocinar ou pensar abstratamente;

- Capacidade de aprender;

- Capacidade de memorizar e relembrar;

Teorias de Inteligência

A Inteligência foi desde sempre a característica mais procurada nos indivíduos ao longo da história da humanidade, devido a esta mesmo marcar a diferença entre as pessoas. Desde a época do Homo Sapiens até à atualidade é uma caraterística que desde sempre fez a diferença entre os indivíduos, sendo diferente nas várias épocas, mas sempre presente. Visto ser eras com uma grande distância de tempo, a inteligência da época dos nossos antepassados poderia fazer diferença entre a vida e a morte, atualmente, apesar de não ser tão direto, continua a contribuir para questões de sobrevivência, pois, as pessoas com maior grau de inteligência têm mais probabilidade de ter sucesso. Neste capitulo, será abordado as principais teorias relacionadas com a inteligência, que desde sempre faz parte da história da vida humana, assim como os diferentes tipos de inteligência existentes nos indivíduos, que desde sempre foram estudados por psicólogos e filósofos, com por exemplo, Spearman, Piaget, Louis Thurstone, Binet.

Jean Piaget nasceu a 9 de Agosto de 1896 e faleceu a 16 de Setembro de 1980, atuando na área da psicologia e filosofia, conhecido pelo seu trabalho pioneiro no campo da

inteligência infantil. O suíço, sendo um dos pioneiros na área relacionada com a inteligência infantil, passou grande parte de sua carreira profissional a interagir com crianças e a analisar o seu processo de raciocínio para assim apresentar resultados nos seus estudos, onde os mesmos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia.

As teorias de Jean Piaget, explicam como se desenvolve a inteligência nos Humanos. Estas têm comprovação em bases científicas, visto que ele não só descreveu os processos de desenvolvimento da inteligência como também experimentou para assim comprovar nas suas teses.

Charles Spearman, psicólogo inglês nascido a 10 de setembro de 1863 e falecido a 17 de setembro de 1945, inicia-se na investigação sobre processo da perceção visual, mas, no entanto, rapidamente dirige o seu interesse para o estudo da inteligência onde é considerado um pioneiro da análise fatorial, ficando assim conhecido pelo seu trabalho na área de estatística.

Spearman, aplicou um método estatístico, a análise fatorial, onde, com base nos resultados dos testes, concluiu que as pessoas que têm uma pontuação elevada num determinado tipo de teste, têm, em geral, pontuação também elevada noutros testes. Conclui assim que existiria uma capacidade de inteligência geral - fator G - do qual dependeriam os fatores específicos - fatores S. Teoria que viria a ser criticada nos finais da década de 30 por Thurstone.

Louis Thurstone, psicólogo norte americano, nascido em 1887 e falecido em 1956, desenvolveu as suas próprias investigações sobre a inteligência, desmarcando-se e criticando as conceções de Spearman. Recusava a existência de uma inteligência geral

considerando antes que existiriam múltiplas aptidões. Sendo elas as aptidões espaciais e visuais, rapidez percentual, aptidão numérica, memória, fluidez verbal, raciocínio e compreensão verbal. É a existência deste conjunto de aptidões que explica, segundo Thurstone, que uma pessoa tenha muito desenvolvida uma aptidão e pouco desenvolvido outras. Também se destacou no campo da psicologia social ao construir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com