TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interdependência Nas Organizações: Uma Perspectiva Profissional A Partir Da Práxis

Dissertações: Interdependência Nas Organizações: Uma Perspectiva Profissional A Partir Da Práxis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  1.055 Visualizações

Página 1 de 2

Analisar a interdependência dentro da organização muitas vezes não é uma tarefa fácil, pois o indivíduo que a observa tem que se despir dos seus paradigmas e se projetar para o entendimento do seu comportamento, atitudes e suas representações sociais.

Dentro dessa perspectiva, compreender a interdependência vai muito além das relações de poder que impera na organização, é mais uma questão de entendimento de cada indivíduo que está inserido e qual o seu papel para o alcance do objetivo comum da mesma. Seguindo essa linha, o indivíduo interdependente tem características pró-ativas, procura entender e depois ser entendido, se preocupa em mentalizar o os objetivos, ser empático e busca a todo momento a sinergia do grupo.

Tomando essas características como base, irei analisar o vídeo Liga da Justiça: caos no centro da terra. Imaginemos que a situação do filme é a organização X e está vem passando por alguns conflitos, diante do exposto, esta se ver na necessidade de contratar a Consultoria Y para resolver essa pendência. Entretanto, um talento da Consultoria Y ainda não se sentia a vontade para lidar com a situação apresentada pela organização. Ao perceber que seu repertório estava limitado, solicitou o auxílio dos demais talentos da equipe. Entretanto, a Organização X faz o briefing de toda a situação, porém, não acredita que os talentos da Consultoria Y possam resolver. Antes de dar o prognóstico de uma situação precisamos analisar todas as variáveis intervenientes e testar os nossos limites. O que aconteceu com os personagens do filme foi que eles não analisaram, não planejaram, preferindo partir para o ataque, diante do insucesso se vitimizaram com a situação.

Trazendo esse contexto para práxis, na organização que somos solicitados a analisar um conflito muitas vezes nos deparamos com colegas que não estão na mesma sinergia e como o mesmo no hall que o nosso. Durante meu caminho na área me deparei com algumas situações mostradas no vídeo, e uma pessoa com o entendimento do seu papel, com os paradigmas desconstruídos consegue dar conta de entender esse processo. Praticar a interdependência na organização é menos complexo do que analisar o clima organizacional, portanto, o profissional precisa acreditar na equipe e desenvolver as potencialidades de cada um, fazendo com que a inferência desse processo tenha um impacto positivo no resultado final da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com