TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intervenção psicossocial e algumas questões éticas e técnicas

Por:   •  23/8/2017  •  Resenha  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  1.960 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA

Intervenção psicossocial e algumas questões éticas e técnicas

Estágio básico I

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BUENO-SANTOS,F.S. Grande dicionário etimológico da Língua portuguesa. Brasília limitada, 1974. SAWAIA,B.B. Dimensão ético-afetiva do adoecer da classe trabalhadora In S.T.M. LANE & B.B. SAWAIA. Novas veredas da psicologia social. São Paulo: EDUC/brasiliense, 1994, p.157-168.

Em primeiro lugar precisamos saber que a intervenção surge como uma palavra de uso restrito nos meios jurídicos. Naquele tempo a intervenção era só uma forma do governo de intrometer na administração dos negócios alheios, "já intervir hoje significa poder intrometer-se, interferir, tomar parte em, sobrevir." (Bueno-Santos, 1974).

Ao falarmos sobre interferir começamos a desvendar nosso papel como facilitador – interventor. Contendo um saber diferenciado, devido a nossa base cientifica, nós temos uma visão mais ampla e concisa a respeito de algumas ideologias dominantes, podendo assim auxiliar as pessoas a expandir sua forma de pensar e trazendo assim uma forma de "alivio". Mas, como facilitador – interventor temos que em mente que não fazemos parte da construção histórica do grupo que estamos intervindo, por mais que agora passamos ser parte da história deles e eles da nossa.

Uma outra situação que devemos tratar com muita cautela, é sobre qual tipo intervenção devemos fazer nos grupos, pois podemos, e somos influenciados pela nossa cultura, e atualmente a mesma remete-se a uma falta de valores éticos, pessoais e coletivos. Tendo isso em mente, devemos ter muita atenção para saber qual a verdadeira demanda do grupo, para não acabar trabalhando os valores do grupo de forma errada, e se atendo a verdadeira demanda de grupo.

Os grupos em que vão ser trabalhadas essas intervenções estão inseridos na cultura atual, e como facilitador – interventor devemos identificar onde na cultura esse grupo está inserido e como ele interpreta seu papel nessa cultura. Como cientistas sociais temos que tentar trabalhar com esse grupo praticas que melhorem o seu bem

estar psicossocial. Podemos definir o bem estar social como "a liberdade que deixada ao desejo de cada um na organização de sua vida individual, compreendendo que este desejo está inexoravelmente ligado ao dos outros e que, portanto, esta ação é coletiva."(Sawai 1994).

É importante que os integrantes desse grupo partilhem de experiências em comum do dia-a-dia, para que dessa forma haja conexão entre os membros do grupo.

A intervenção psicossocial tem como objetivo principal possibilitar melhores condições humanas e de qualidade de vida, e para iniciarmos um processo de intervenção são necessárias etapas. Primeiramente temos que definir o tema ou o problema a ser trabalhado, em seguida temos que saber qual vai ser o grupo-alvo. Com isso tudo definido ele irá analisar o conjunto, avaliar os recursos, os componentes do grupo e seu sistema social. Depois de todo esse processo será determinar o objetivo dessa intervenção, e pensar numa estratégia para alcançar os objetivos, pensando também em como irá obter os recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com