TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Psicologia

Pesquisas Acadêmicas: Introdução A Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/1/2014  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE DE PSICOLOGIA (behaviorismo)

1- Quem é o fundador do behaviorismo e quais as diferentes denominações dessa tendência teórica?

John B. Watson, as tendências são comportamentalismo, teoria comportamental, análise experimental do comportamento e análise do comportamento.

2- Para os behavioristas, qual é o objeto da psicologia e como é caracterizado?

É o comportamento, pela interação individuo – meio e as suas respostas e estímulos do ambiente, ou seja, no cotidiano.

3- Como o homem é estudado pelo behaviorismo?

O homem é estudado pela sua interação com ambiente sendo, tomado como produto e produtor dessas interações.

4- Qual o mais importante teórico do behaviorismo?

É o B. F. Skinner (1904-1990).

5- O que é comportamento de reflexo ou respondente? Dê exemplos.

É o comportamento que ocorre “eventualmente” e involuntariamente diante de determinadas situações. Ex. quando estamos dirigindo no transito e o semáforo acende o sinal vermelho nós tendemos a Parar, ou seja, atitude controlada por antecedentes. Quando nós estamos dirigindo e se deparamos numa situação previa de acidente imediatamente freamos o carro numa atitude de reflexo. E quando estamos mexendo com cebola que choramos facilmente.

6- Como o comportamento respondente pode ser condicionado? Dê exemplos.

São condicionados através do feedback e do processo de estimulos-respostas onde o individuo recebe e reagem a estimulo do meio externo. Ex. quando nós fazemos uma pergunta levamos em consideração o contexto e a pessoa que irá responder também de acordo com as suas relações com o meio externo. Suponha que, numa sala aquecida, sua mão direita seja mergulhada devido ao encolhimento ou constrição vasos sanguínea, caracterizando o comportamento como respondente.

7- O que é comportamento operante? Dê exemplos.

É o comportamento modelado atuante no mundo seja direto ou indiretamente e é controlado pelas conseqüências. Ex. quando nós treinamos um cachorro para realizar uma determinada atividade especifica ex. o cachorro que participa das atividades e maratonas dos policias nas suas ações concretas. Ser ou não engraçado, quando a criança para chamar a sua mãe. O movimento de sucção da criança durante a mama. Quando nós sinalizamos para um transporte, inclinando-se a mão para o mesmo.

8- Como se condiciona o comportamento operante? Dê exemplos.

Pela aprendizagem do comportamento, e pela relação entre estimulo-resposta e da ação do organismo ao efeito resultante desta ação. Ex. no experimento realizado com o rato pelo Skinner percebemos que o ratinho ao pressionar a barra tomaria um pouco de água e assim satisfazia a sua necessidade e assim o comportamento é aprendido. Se eu faço uma pergunta e estimulo o respondente a responder do modo eu quero a resposta, eu vou estar operado sobre a resposta do respondente.

9- O que é reforço? O que é reforço negativo e positivo? Dê exemplos.

É o estimulo reforçador, ou seja, na experiência com o rato era a água.

Positivo: é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz. O comportamento é condicionado pela recompensa, ou seja, se eu pegar um cachorro para realizar uma determinada atividade ou maratona e eu dor ele um biscoito por cada acerto, aumentar a probabilidade da resposta. Quando o professor promete uma recompensa para que eles façam uma pesquisa aumentar a probabilidade da sua realização. Quando nós realizamos uma determinada atividade e somos recompensados até mesmo com palavras ficamos mais motivados e tendemos a alcançar ótimos resultados, ou seja, a dar ótimas respostas.

Negativo: é todo evento que aumenta a probabilidade da resposta que o remove ou atenua. O comportamento é condicionado pela punição, ou seja, consiste em evitar ou eliminar a resposta. Ex. no grupo social com o padrão de comportamento estabelecido nós tendemos a evitar o comportamento inadequado para evitar a punição. O jogador de futebol procura evitar o comportamento inadequado para evitar a sua punição ex. à expulsão, para continuar no jogo. Numa discussão ofensiva a pessoa mais equilibrada tende a controlar a discussão para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com