TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Psicologia

Dissertações: Introdução A Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/1/2014  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 4

O que é psicologia? Conceito e objeto de estudo

A palavra psicologia vem do grego: psico- (alma ou actividade mental) e -logía (estudo), ou seja, é o estudo cientifico dos processos mentais e de comportamento nos seres humanos; estuda suas características emocionais e de comportamento de um individuo, grupo ou atividade.

O objeto de estudo da psicologia é considerado diversificado, e essa diversidade da Psicologia é explicada pelo fato deste campo do conhecimento ter-se constituído como área de concepção de conhecimento científico só muito recentemente, a despeito de existir há muito tempo na Filosofia enquanto preocupação humana. Esse fato é importante, já que a ciência se caracteriza pela exatidão de sua construção teórica, e, quando a ciência é muito nova, ela não teve tempo ainda de apresentar teorias acabadas e definitivas, que permitam determinar com maior precisão seu objeto de estudo.

Um outro motivo que contribui para dificultar uma clara definição de objeto da psicologia é o fato de o cientista - o pesquisador - confundir-se com o objeto a ser pesquisado. No sentido mais amplo, o objeto de estudo da Psicologia é o homem, e neste caso o pesquisador está inserido na categoria a ser estudada. Assim, a concepção de homem que o pesquisador traz consigo "contamina" inevitavelmente a sua pesquisa em Psicologia. Isso ocorre porque há diferentes concepções de homem entre os cientistas.

Como, neste momento, há uma riqueza de valores sociais pelas condições históricas e que permitem várias concepções de homem, diríamos simplificando que, no caso da Psicologia, esta ciência estuda os "diversos homens" concebidos .

Quais as áreas de atuação do psicologo?

A Psicologia, como uma profissão que atende a demandas variadas em diferentes contextos, visando em todos a promoção da saúde e da qualidade de vida, possui uma vasta área de atuação;

Tradicionais áreas de atuação da psicologia:

Clínica: nesta área atua-se com os conflitos, patologias ou dificuldades apresentadas pelo paciente. O psicólogo trabalha como um facilitador no processo auto-conhecimento e compreensão dos problemas. Também auxilia na reflexão sobre as mudanças comportamentais possíveis ou desejadas.

Home-Care: Existem pacientes que por motivos diversos não conseguem se deslocar facilmente até um consultório. Dificuldades de locomoção ou emergências fora do horário comercial eram obstáculos para a realização de um tratamento psicológico. A fim de atender às necessidades destas pessoas, há profissionais que prestam atendimentos psicológicos domiciliares.

Escolar: nesta área atua-se geralmente com crianças ou adolescentes encaminhadas por escolas. A escola é o local onde, muitas vezes, são observadas dificuldades relacionadas ao desenvolvimento infantil, à psicomotricidade e a aprendizagem. Tais dificuldades podemestar associadas a problemas orgânicos, neurológicos ou emocionais.

Hospitalar: nesta área busca-se proporcionar acolhimento ao paciente hospitalizado e auxiliá-lo no enfrentamento do quadro. O trabalho inclui a participação da família, a fim de promover condições emocionaispara o amparo ao paciente fragilizado. O psicólogo hospitalar também atua na equipe de saúde (multidisciplinar), com o objetivo de identificar problemas nas relações entre os profissionais (médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e equipe do hospital de modo geral), os quais podem comprometer o atendimento prestado e o progresso dos tratamentos.

Institucional: O Psicólogo atua observando o funcionamento da instituição(instituição entendida como uma constituição de pessoas, composta por relações de diversos níveis e normas para o trabalho). O profissional realiza o diagnóstico das dificuldades enfrentadas e contribui para a solução dos problemas detectados.

Jurídica: Nesta área o profissional atua realizando avaliações sobre perfil psicológico tendo em vista o cumprimento da lei e do código de ética, a proteção da pessoa e da sociedade. Geralmente, nos deparamos com o serviço do psicólogo em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com