TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Psicologia

Dissertações: Introdução A Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

Maria de Fatima Freitas Quintal de

Inserção na comunidade e análise de necessidades: reflexões sobre a prática do psicólogo

Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, vol. 11, núm. 1, 1998, p. 0,

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Brasil Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=18811111

Inserção na comunidade e análise de necessidades: reflexões sobre a prática do

Psicólogo1

O processo de inserção da Psicologia foi construído e conquistado, pois o campo de atuação e o tipo de trabalho a serem realizadas, as problemáticas que seriam encontradas no cotidiano da nossa população gerando assim grandes dificuldades nem sempre saudáveis psicossociais. No Brasil nas ultimas décadas a profissão tem sido chamada a ocupar novos espaços com trabalhos e atividades bem variantes e poucos frequentes.

A inserção na comunidade do profissional dotado de seus conhecimentos adquiridos nas faculdades com pesquisas estudos sobre o mundo e o homem já na comunidade encontrasse uma população com características próprias, inseridas em um contexto sócio-político-geográfico e vivendo em um tempo determinado, com variantes de desafios que muitas das vezes não lhe é percebido com clareza a sua verdadeira situação de sobrevivência e resistem na luta do cotidiana. No entanto o profissional e a comunidade podem ter ´´modos de ação´´ diferentes por visões de mundo diferentes o profissional não tem a vivencia que a comunidade tem isso vai além dos estudos e pesquisas.

Os modos de inserção são diferentes e por motivos variados houve o período que na década de 70 que os profissionais foram para os bairros e nas favelas, tentando negar origem cultural e de classe. Os trabalhos de caridades voltados para os mais desfavorecidos a população reveste-se da necessidade de vários serviços de formas de atendimento psicológico mais acessível ou gratuito. A psicologia estaria preocupada com a necessidade da população em ter tratamento ou orientação e por outro lado preocupado em implantar serviços e estratégias psicológicas para a população para que assim ajudem a implantar serviços e estratégias para que minimize seus problemas e sofrimentos. Há também a inserção guiada pela curiosidade em conhecer esse ser estranho às populações mais desfavorecidas.

Os objetivos do trabalho não tem se apresentado definidos e claros por isso a inserção tem acontecido de maneiras diferentes o psicólogo antes mesmo deste conhecer e contatar a realidade em que pretende trabalhar chamou aqui, de uma inserção orientada por objetivos de trabalho definidos a priori. Uma segunda forma de inserção e que o contato e a entrada do psicólogo constrói na comunidade acontecem orientados pelas necessidades que a população vive sendo, portanto os objetivos norteadores do trabalho definidos a posteriori. Há uma forma de inserção em que após conhecer levantar descrever e caracterizar as necessidades da população e sua dinâmica de vida o psicólogo decidi sim posteriori o que fazer sem a discussão e a participação da população nesse processo.

A inserção nas comunidades tem suas consequências tanto na comunidade como na psicologia. Difícil em nossa visão é admitir que não fosse possível questionar e, consequentemente, vislumbrar possibilidades de transformação, para a identidade de um povo tão solapado e alijado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com