TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao conceito de sistemas

Tese: Introdução ao conceito de sistemas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Tese  •  1.939 Palavras (8 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 8

Objetivo

Nesta unidade você vai conhecer os principais conceitos que fundamentam a área de sistemas de informação.

Introdução ao Conceito de Sistemas

Para compreender os conceitos de sistemas é importante ressaltar que, entre as duas guerras mundiais, houve a intensificação de experiências para melhorar a eficácia da indústria bélica. Com a finalidade de aprimorar a qualidade, ocorreu a decomposição em partes de praticamente tudo o que estava relacionado com a guerra, desde armas, tanques e uniformes até estratégias de guerra, para logo em seguida se processar a montagem dessas partes.

Após a Segunda Guerra Mundial, os conceitos de sistemas e as aplicações de agregação desenvolveram-se rapidamente. Desde então, passamos a ouvir falar sobre sistemas de defesa, sistemas hidráulicos, sistemas econômicos, entre outros.

Resumindo, antes da Primeira Guerra Mundial o foco foi a análise das partes; até a Segunda Guerra Mundial, a ênfase foi na síntese; e, após esta fase, com o desenvolvimento de técnicas e instrumentos, houve “a ênfase em combinar os resultados da análise em um todo”, característica que nos remete ao conceito de sistemas (BIO, 2008, p. 19).

As pesquisas sobre o conceito de sistema ocorreram em diversas áreas do conhecimento humano. A Teoria Geral de Sistemas foi criada em 1968 por Ludwig Von Bertalanffy, biólogo e importante cientista do século XX que também elaborou a Teoria dos Sistemas Abertos. Ambas teorias ainda mantêm sua importância.

Fundamentos de Sistemas de Informação – Introdução aos Fundamentos de

Sistemas de Informação

3

Autores de diversas áreas do conhecimento se apropriaram da Teoria Geral de Sistemas. Na área de sistemas de informação podemos citar o conceito de sistema da seguinte forma: “Um sistema é um grupo de componentes inter-relacionados que trabalham juntos rumo a uma meta comum recebendo insumos e produzindo resultados em um processo organizado de transformação.” (O‟BRIEN, 2003, p. 17)

O conceito de sistema nos ajuda a compreender a complexidade da sociedade contemporânea, uma vez que os sistemas estão presentes em todas as partes e podem ser encontrados em todos os ramos da ciência, da tecnologia e da sociedade humana.

Logo, podemos citar como exemplos o sistema solar, o sistema biológico do corpo humano, o sistema socioeconômico de uma empresa ou cidade, o sistema tecnológico de uma montadora de veículos, o sistema de transporte de uma cidade, entre outros diversos sistemas existentes (O‟BRIEN, 2003).

Um sistema possui componentes ou funções básicas em interação, conforme detalhamento a seguir:

• Entrada: atividade que envolve a captação e a reunião de elementos que entram no sistema para serem processados.

• Processamento: ação relacionada com os processos de transformação que convertem insumos (entradas) em produto.

Biografia de Ludwig Von Bertalanffy

Biólogo austríaco, nascido em 1901, desenvolveu seus estudos em Biologia, interessando-se pelo desenvolvimento dos organismos. Opõe-se às concessões mecanicistas do mundo e da ciência vigentes na época. Na década de 1930 desenvolve o fundamental da sua teoria: o ser humano e os animais funcionam como um todo, como um sistema. Em 1950 publica uma série de artigos onde desenvolve a noção de sistema aberto que constituirá a base da Teoria Geral dos Sistemas. Em 1954 funda, com um grupo de amigos, a Society for General Systems Research com o objetivo de aprofundar o estudo da Teoria dos Sistemas.

Em 1968 publica a sua obra fundamental – General System Theory –, onde perspectiva a aplicação da sua teoria à Matemática, às Ciências da Natureza, às Ciências Sociais etc. Manteve intensa atividade na defesa das suas concessões até à data da sua morte, em 1972.

Fonte: Ludwig Von Bertalanffy. In: Infopédia. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-02-22]. Disponível em: <http://www.infopedia.pt/$ludwig-von-bertalanffy>.

Fundamentos de Sistemas de Informação – Introdução aos Fundamentos de

Sistemas de Informação

4

• Saída: atividade relacionada com a transferência de elementos produzidos por um processo de transformação até seu destino final.

Além dos três componentes citados anteriormente, existem dois conceitos adicionais do conceito de sistema (entrada, processamento e saída): o feedback (realimentação) e o controle. “Um sistema dotado de componentes de feedback e controle às vezes é chamado de um sistema cibernético, ou seja, um sistema automonitorado, autorregulado.” (O‟BRIEN, 2003, p. 18)

“Feedback e Controle: os dois conceitos adicionais do conceito de sistema (entrada, processamento e saída) incluem o feedback e o controle. Um sistema dotado de componentes de feedback e controle às vezes é chamado de um sistema cibernético, ou seja, um sistema automonitorado, autorregulado.” (O‟BRIEN, 2003, p. 18)

Um exemplo de sistema automonitorado ou autorregulado é o sistema de controle de ar-condicionado que, por meio da utilização de um termostato, regula automaticamente a temperatura quando esta oscila.

O feedback consiste em fornecer um retorno em forma de dados sobre o desempenho de um sistema. Já o controle está relacionado com o monitoramento e a avaliação do feedback a fim de verificar se o sistema está caminhando para atingir a sua meta, logo, faz os ajustes necessários para alcançar os objetivos almejados.

Na figura a seguir há um modelo de sistema de produção que ilustra os componentes de um sistema:

“A cibernética é uma teoria dos sistemas de controle baseada na comunicação (transferência de informação) entre o sistema e o meio dentro do sistema, e do controle (retroação) da função dos sistemas com respeito ao ambiente.” (BERTALANFFY, 2010, p. 43)

Fundamentos de Sistemas de Informação – Introdução aos Fundamentos de

Sistemas de Informação

5

Figura 1: Componentes genéricos de muitos tipos de sistemas.

Fonte: Sistemas de Informação (O‟BRIEN, 2003, p. 18).

Enquanto usuário final de uma organização, você deve ser capaz de identificar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com