TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Psicologia

Tese: Introdução à Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/12/2013  •  Tese  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  202 Visualizações

INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA

Histórico

A dinâmica personalidade ou do Comportamento humano é preocupação antiga. Embora a Psicologia, como ciência, se tenha desenvolvido recentemente, os homens profundos de todos os períodos da história tentaram encontrar explicações para o comportamento humano. Os livros de história da Psicologia discutem as opiniões dos primeiros filósofos gregos. E para eles as explicações sobre o comportamento seria o produto das manifestações da alma

Psiquê = alma

logia = estudo

Os filósofos antigos, gregos e medievais, procuraram antes de tudo, dar respostas aos problemas fundamentais que se levantam acerca do natureza da alma, sua relação com o corpo, seu destino depois da morte, a origem das idéias e semelhantes. Perguntas relativas ao comportamento concreto quase não aparecem em seus trabalhos. Somente com o desenvolvimento do espírito científico, e principalmente com a constatação de que há possibilidade de encontrar fórmulas suficientemente precisas entre a variação do estímulo físico, a mudança fisiológica e a reação psíquica.

TEORIAS RELATIVAS A MENTE E AO COMPORTAMENTO

desenvolvimento mente/corpo

Renê Descartes (1596—1650)

• Separação mente e corpo.

• Interpretação mecanicista do comportamento animal.

• Realidade era composta:

- domínio físico da matória (substâncias materiais possuiam características físicas: massa, extensão no espaço, movimento)

- reino material da mente (fenômenos mentais opostamente não tem extensão no espaço e nem localização, tendo como principais atividades: recordar, raciocinar, conhecer, querer.

Separação CORPO e MENTE

A psicologia estudaria a mente e os físicos estudariam o corpo. Contudo, o verdadeiro fundador da Psicologia como ciência foi Wilhelm Wundt (1832-1920), criou a universidade Leipzing, o primeiro laboratório psicológico do mundo. Teve como antecedentes intelectuais a teoria de descartes,

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com