TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Psicologia

Artigos Científicos: Introdução à Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2013  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 5

Desde os tempos de Platão e Aristóteles, as pessoas se questionavam sobre o comportamento humano e os processos mentais. Mas foi somente no final do século XIX que começou a ser aplicado o método científico às questões que intrigaram os filósofos durante séculos. Só então a psicologia se tornou uma disciplina formal e científica, separada da filosofia.

Em 1879, foi criado por Wilhelm Wundt o primeiro laboratório de psicologia na Universidade de Leipzig, na Alemanha. Aos olhos do público, um laboratório identificava um ramo de investigação como ciência. A princípio, Wundt não atraiu muita atenção; apenas quatro alunos assistiram à sua primeira aula. Na metade da década de 1890, contudo, as aulas ministradas por ele estavam sempre lotadas. Wundt pôs-se a tentar explicar a experiência imediata e a desenvolver maneiras de estudá-la cientificamente, embora também acreditasse que a alguns processos mentais não pudessem ser explicados por meio de experimentos científicos. Um dos importantes produtos do laboratório de Leipzig foram seus alunos, que levaram a nova psicologia científica para Universidades de outros países, inclusive os EUA. G. Stanley Hall, que estabeleceu o primeiro laboratório de psicologia norte-americano na Universidade Johns Hopkins, em 1883, estudou com Wundt, assim como J.M.Cattell, o primeiro norte- americano a ser chamado de professor de psicologia na Universidade da Pensilvânia, em 1888. Também outro aluno, Edward Bradford Titchener, foi um importante divulgador do trabalho de Wundt, nos Estados Unidos, pois adotando o sistema de seu mestre e continuando as experimentações por este praticadas.

Titchener vai se ocupar em estudar os elementos dos estados da consciência, a mente, para ele é a soma total de processos mentais que ocorrem num dado momento, isto é, experiências humanas sujeitas a um sistema nervoso que pode ser descrito em termos de fatos observados. Para Titchener, pode existir em psicologia: a introspecção. A tarefa primária dos psicólogos é, portanto, analisar, pela introspecção, os elementos de que se constituem os processos complexos, isto é, estudar as sensações, imagens ou sentimentos.

Psicanálise criada por Sigmund Freud em 1856-1939, Freud passou muitos anos pesquisando no laboratório de psicologia da Universidade de Viena e somente com muita relutância se tornou um médico praticante. Após uma viagem a Paris, onde estudou com um neurologista que estava utilizando a hipnose no tratamento de distúrbios do sistema nervoso, Freud abriu um consultório particular em Viena. Seu trabalho com pacientes o convenceu de que diversas doenças nervosas tinham origens psicológicas em vez de fisiológicas. As observações clínicas o levaram a desenvolver uma ampla teoria da vida mental, que se diferenciava radicalmente das visões de seus predecessores. Freud entendia que o comportamento humano é determinado, basicamente, pela motivação inconsciente e pelos impulsos instintivos. Os instintos foram classificados por ele os responsáveis pela autoconservação, como a fome e o sexo e os instintos de morte os comportamentos destrutivos, como agressão. O id é totalmente inconsciente, o ego é tanto consciente quanto pré- consciente e o superego está presente nos três níveis, esses são conceitos básicos da teoria freudiana e formam a estrutura da personalidade. Conceitos principais foi o determinismo psíquico onde Freud usa seu pensamento teórico assumindo que não há descontinuidade na vida mental e os processos mentais não ocorrem ao acaso. Consciente inclui tudo do que estamos cientes num dado momento. Pré- consciente é uma parte do inconsciente, mas que pode torna-se consciente com facilidade, com as porções acessíveis da memória. Inconsciente nele concentram-se elementos instintivos, que nunca foram conscientes e que não são acessíveis à consciência.

O criador do behaviorismo foi Joln Broadus Watson (1878-1959), americano doutorado pela Universidade de Chicago. Descontente com a situação em que se encontrava a psicologia, e inspirado pelo grande desenvolvimento das ciências naturais na época, Watson propôs um novo objeto de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com