TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Psicologia Social

Seminário: Introdução à Psicologia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Seminário  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução à Psicologia Social

Aceitamos o poder da situação. No capítulo 1 o autor fez o uso da história da cinderela como exemplo. Pois o conto descreve que quando tinha a presença da madrasta a Cinderela era humilde e pouco atraente. Diferente de quando ela foi no baile e não se tinha a presença de sua madrasta, pois se sentia-se mais bonita e atraente. Isso demostra que em uma situação, ela se encolhia. Em outra encantava. Pois agimos de acordo com o contexto que é nós dado em uma determinada situação.

Segundo o Filósofo e romancista Jean Paul: ´´Os seres humanos são antes de mais nada seres em uma situação´´; ´´Não podemos ser distinguidos de nossas situações, pois elas nos formam e decidem nossas possibilidades``.

No capítulo encontramos muito o termo ´´intuição´´ e usamos frequentemente. Intuitivamente julgamos a probabilidade das coisas pela facilidade com que vários exemplos vêm à cabeça. Nossas intuições sobre nós mesmo com frequência são falhas, pois confiamos em nossas memórias mais do que deveríamos. Interpretemos erroneamente nossas próprias mentes. Erramos muito a previsão do nosso próprio futuro. Nossas intuições instantâneas moldam nossos medos:´´ será que aquela garota gosta de mim?´´ É melhor restringirmos nossas intuições impulsivas com pensamento crítico. Nossas intuições são poderosas e às vezes perigosas.

O autor nos informa nas página posteriores sobre Influências sociais que moldam nosso comportamento. Pois já dizia Aristóteles: somos animais sociais. Falamos e pensamos com palavras que aprendemos com os outros. Às vezes, a força de uma situação social nos leva a agir de modo contrário a nossas posições expressas em palavras. Situações maléficas às vezes sobrepujam as boas intenções, induzindo as pessoas a fazerem algo errado. Um exemplo disso é foi quando ocorreu Holocausto feito por nazistas, pois usaram como instrumentos muitas pessoas decentes para fazerem coisas horrendas contra o povo Judeu. Nossa cultura ajuda a definir nossas situações.

Hazel Markus: ´´As pessoas são, acima de tudo maleáveis´´, Nos adaptamos a nosso contexto social. Nossas atitudes e comportamento são moldados por forças sociais externas. Nossas atitudes internas afetam nosso comportamento. Atitudes e personalidade influenciam o comportamento.

Esse é o campo da Psicologia social: estuda as influencias de nossas situações. É o estudo cientifico de como as pessoas pensam, influenciam e relacionam umas com as outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com