TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introduçãoda Psicologia

Projeto de pesquisa: Introduçãoda Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução a Psicologia

UNINORTE

2007

Introdução

Neste trabalho viajaremos no mundo da psicologia a fim de obter conhecimento através de informações repassadas por meio de apostilas contendo informações necessárias para um rico aprendizado.

Os assuntos abordados serão Ciência e senso comum. Qual o significado da Ciência: (do latim scientia, conhecimento) é o conjunto de informações sobre a realidade acumuladas pelas várias gerações de investigadores depois de devidamente validadas pelo método científico. Também se designa por ciência o processo de recolha e validação de informações sobre a realidade.

E Senso comum: (ou conhecimento espontâneo, ou conhecimento vulgar) é a primeira compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e das experiências atuais que continuam sendo efetuadas. Pelo senso comum, fazemos julgamentos, estabelecemos projetos de vida, adquirimos convicções e confiança para agir.

A Evolução da Ciência Psicológica, A psicologia é uma ciência que se propõe ao estudo do comportamento humano e dos processos psíquicos. Para isso, ela estuda as vias de sua evolução, os mecanismos que lhe servem de base e descreve as mudanças que ocorrem nessa atividade nos estados patológicos.

O Behaviorismo. Qualquer atividade, incluindo os processos mentais. O behaviorismo metodológico, criado por J. B. Watson, criticava a natureza subjetiva da introspecção. Watson argumentava que qualquer observador pode medir objetivamente o comportamento publicamente observável justamente porque, diferentemente dos processos cognitivos, que são privados, o comportamento é público. Duas pessoas podem observar o mesmo comportamento - por exemplo, um rato virando à direita num labirinto - e concordar com o que observam. (John B).

A Gestalt teoria, Filosofia ou Psicologia da Forma (o termo Gestalt, do alemão, poderia ser traduzido como estrutura, organização).

A Psicanálise, "Na verdade não sou de forma alguma um homem de ciência, nem um observador, nem um experimentador, nem um pensador. Sou, por temperamento, nada mais que um conquistador - um aventureiro, em outras palavras - com toda a curiosidade, ousadia e tenacidade características desse tipo de homem." (Sigmund Freud, carta a Wilhelm Fliess, 1o. de fevereiro de 1900).

Ciência Senso Comum

Psicologia qualquer um entende um pouco dela. Poderíamos até mesmo dizer “de psicólogo e de louco todo mundo tem um pouco”. As pessoas em geral têm a “sua psicologia”. O termo psicologia é utilizado em nosso cotidiano, com vários sentidos. Quando falamos do poder de persuasão do vendedor, quando nos referimos a jovem estudante que usa o seu poder de sedução, quando procuramos aquele amigo para desabafar. Essa psicologia utilizada é denominada Psicologia do Senso Comum. As pessoas têm o domínio mesmo que pequeno e superficial, do conhecimento acumulado pela psicologia cientifica (tema que será apresentado), o que lhes permite explicar ou compreender seus problemas cotidianos.

Conhecimento da realidade, domínio da vida que pode ser entendido como vida por excelência; é a vida do cotidiano, esses acontecimentos denunciam que estamos vivos, que sentimos a realidade. Já a ciência é a atividade eminentemente reflexiva.

Ela procura compreender, elucidar e alterar esse cotidiano, a partir de seu estudo sistemático. Quando fazemos ciência, baseamo-nos na realidade cotidiana e pensamos sobre ela, afastamo-nos dela para refletir e conhecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com