TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Invençao Do Psicologico

Seminário: Invençao Do Psicologico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Seminário  •  239 Palavras (1 Páginas)  •  199 Visualizações

A invenção do psicológico é uma obra onde o autor Figueiredo visa problematizar o modo de subjetivação contemporâneo , bem como as diversas concepções contemporâneas da psicologia , como tendo se constituído num momento em que o ciclo da modernidade se encontra em pleno apogeu, ao mesmo tempo em que se anuncia sua dissolução.

Para Figueiredo , a experiência subjetiva própria da modernidade deve sua emergência á uma intensificação da vivencia da diversidade e da ruptura , que acontece desde o final do século XV , acompanhada de diferentes tentativas de ordenação e costura , que vão desombocar na formação daquilo que se convencionou chamar ‘’ sujeito moderno’’. E é esse sujeito que no final do século XIX vive seu apogeu e ao mesmo tempo o inicio de sua dissolução : começa desmoronar a ilusão de que o homem é o centro do mundo e que , desde esse lugar, ele tudo vê, tudo pode , uma ilusão fundamentada no expurgo do caos. O ‘’ psicológico’’, segundo o autor teria sido inventado á partir do que foi expurgado deste sujeito supostamente unitário e soberano, e que se constituiu no objeto das psicologias.

É importante destacar que para Figueiredo , é das ruinas do humanismo que nascem as psicologias e é nessa relação que cada uma delas estabelece com este fato que se distinguiram as diferentes ‘’ escolas’’, tendo elas dois lados, sendo um deles a psicanalise.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com