TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Justiça restaurativa

Tese: Justiça restaurativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  Tese  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Verônica Almeida Souza

Disciplina: Psicologia aplicada ao direito

Professora: Patrícia dos Santos

Curso: Direito

Matricula: 201402035756

Data: 09/06/2014

Atividade Estruturada 3

Letra A) A justiça restaurativa criado nos anos 80 nos estados unidos da américa tem o escopo de equilibrar o atendimento às necessidades das vítimas e da comunidade com a necessidade de reintegração do agressor do agressor a sociedade ou seja o modelo de justiça restaurativo visa uma justiça mais humanitária seguindo o severamente o pensamento doutrinário e filosófico do direito penal nos moldes atuais. Enquanto a justiça retributiva se preocupa meramente e exclusivamente com castigos de estabelecer culpas em contrapartida como dito a justiça restaurativa me preocupa em restaurar danos psíquicos que foram obtidos tanto pela vítima quanto pelo autor.

Letra B) Importância da mediação de conflitos em relação a justiça restaurativa a fazer com que as partes (ambas) possam se beneficiar com os resultados propostos. Mais especificamente a vítima se tranquilizando em relação aos traumas psicológicos e em relação ao infrator sofrer sanções penais que possam fazer com que o mesmo consiga ter plenas condições para viver em sociedade. Desta forma é válido concluir que a mediação de conflitos concernente a justiça restaurativa é de suma importância para o melhor equilíbrio social e até mesmo em uma consequente diminuição de casas entre vítima e infrator.

Aluna: Verônica Almeida Souza

Disciplina: Psicologia aplicada ao direito

Professora: Patrícia dos Santos

Curso: Direito

Matricula: 201402035756

Data: 09/06/2014

Atividade Estruturada 4

Uma das causas apontadas pelo sociólogo Júlio Jacobo do aumento da criminalidade é a certeza da impunidade na minha concepção é a que mais se adequar para explicar o aumento devastador dos índices de criminalidade no país. É mister salientar que a impunidade no brasil não é aonde fica todavia a mais importante causa do aumento da criminalidade no país. A impunidade inicia-se no momento em que os pequenos delitos não resultam em prisão e os crimes hediondos ficam impunes graças às brechas das leis que beneficiam os criminosos. No entanto se tivéssemos um programa eficaz de combate ao crime toda e qualquer evolução da lei desde os delitos mais leves a os mais graves seriam para excitar e consequentemente inibir outras transgressões de lei. Sendo assim pode se concluir que a impunidade que leva ao infrator a cometer diuturnamente dar risadas no momento da prisão e a voltar a cometer crimes quando voltam a sociedade. E aí está celeuma só será efetivamente combatida quando brasil deixar de elaborar leis que beneficia os criminosos consequentemente prejudiquem a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com