TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEV VIGOST

Artigos Científicos: LEV VIGOST. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

LEV VIGOTSKI E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

LEV VIGOTSKI foi um psicólogo descobertos nos meios acadêmicos ocidentais.

Foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.

Parte de sua obra foi dedicada as questões escolares.

Uma de suas contribuições segundo LEV VIGOTSKI foi em acreditar que o desenvolvimento e a aprendizagem eram interligadas, uma ocorria através da outra. Que a aprendizagem da criança acontece mesmo antes da entrada da escola e que o aprendizado escolar produz algo novo no desenvolvimento infantil.

Onde o processo de formação de pensamento do individuo é despertado e acentuado em sua vida social e pela constante interação e comunicação entre crianças e adultos.

Desde o nascimento da criança a linguagem intervém no processo de desenvolvimento intelectual.

Segundo VIGOTSKI o brinquedo é um mundo imaginário, onde a criança pode realizar seus desejos. Mas quando um adulto nomeiam objetos, afim de indicar as varias relações que estes objetos tem entre si, a criança constrói formas mais complexas e sofisticadas de conceder a realidade.

Uma de suas teoria apresenta a noção de que um bom aprendizado é aquele que se adianta da criança , isto é o desenvolvimento proximal ou potencial.

O conceito da zona de desenvolvimento proximal é a distancia entre o nível do desenvolvimento real, e que costuma determinar através da solução independente de problemas pela criança, e a zona de desenvolvimento potencial é desenvolvido pela solução de problemas sob a orientação de um adulto.

Com este conceito podemos ter a possibilidade de deliniar o futuro imediato da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento, com isso mostra a forma de como a criança organiza a informação e como modo o pensamento opera, assim conhecemos como a criança são capazes de realizar as atividades com ou sem ajuda externa.

Conforme VIGOTSKI a construção social ocorre na interação com os adultos e com os colegas. O desenvolvimento é a apropriação ativa do conhecimento disponível na sociedade em que a criança nasceu.

Na fase escolar este desenvolvimento deve ser provocado de fora para dentro pelo professor que é uma figura fundamental no processo de preparo do aluno.

Com base nas contribuições de VIGOTSKI a escola pode se tornar um novo lar, um espaço onde deve privilegiar o contato social entre seus membros e torná-los mediadores da cultura. Onde alunos e professores se tornam parceiros nessa tarefa social.

Sendo assim todos os envolvidos tem participação, para que a escola possa se tornar um lugar de construção humana.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

URL:<http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/3820/desenvolvimento-psicologico-segundo-vygotsky-papel-da-educacao-1>. Acesso em: 31 agosto 2013.

URL:<http://www.artigos.com/artigos/humanas/educacao/a--contribuicao-da-teoria-de-vygotsky-para-a-educacao-8766/artigo/ acesso em : 21 set 2013.

PLT - Psicologias Uma introdução ao estudo de Psicologia

Ana Mercês Bahia Bock/Odair Furtado/Maria de Loudes Trassi Teixeira

PRISCILA PEREIRA

...

Baixar como  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »