TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei De Murphy

Trabalho Universitário: Lei De Murphy. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 2

“ Se algo pode dar errado, dará. ”

Esta expressão é oriunda do resultado de um teste de tolerância à gravidade por seres humanos, feito pelo engenheiro aeroespacial norte-americano Edward A. Murphy.1 Ele deveria apresentar os resultados do teste; contudo, os sensores que deveriam registrá-lo falharam exatamente na hora, porque o técnico havia instalado os sensores da forma errada.1 Frustrado, Murphy disse "Se este cara tem algum modo de cometer um erro, ele o fará".1 Daí, foi desenvolvida a assertiva: "Se existe mais de uma maneira de uma tarefa ser executada e alguma dessas maneiras resultar num desastre, certamente será a maneira escolhida por alguém para executá-la". Mais tarde, o teste obteve sucesso. Durante uma conferência de imprensa, John Stapp,1 americano nascido no Brasil2 ,que havia servido como cobaia para o teste, atribuiu ao fato de que ninguém saiu ferido dos testes por levarem em conta a Lei de Murphy e explicou as variáveis que integravam a assertiva, ante ao risco de erro e consequente catástrofe, e enunciou a lei como "Se alguma coisa pode dar errado, ela dará".1

Índice [esconder]

1 História

2 Lei de Clark

3 Referências

4 Ver também

História[editar | editar código-fonte]

O criador dessa lei foi o capitão da Força Aérea americana, Edward Murphy, e também foi a primeira vítima conhecida de sua própria lei. Ele era um dos engenheiros envolvidos nos testes sobre os efeitos da desaceleração rápida em piloto de aeronaves.

Para poder fazer essa medição, construiu um equipamento que registrava os batimentos cardíacos e a respiração dos pilotos. O aparelho foi instalado por um técnico, mas simplesmente ocorreu uma pane, com isso Murphy foi chamado para consertar o equipamento, descobriu que a instalação estava toda errada, daí formulou a sua lei que dizia: “Se alguma coisa tem a mais remota chance de dar errado, certamente dará”.

Lei de Clark[editar | editar código-fonte]

Outra lei, mas não tão famosa quanto a de Murphy, é um ditado popular da cultura ocidental que afirma que "Murphy era otimista". Lei de cunho mais pessimista e até mais "humorística", ironizando a Lei de Murphy.

Referências

↑ Ir para: a b c d e NASA Marshall Propulsion Academy. propulsion.msfc.nasa.gov. Página visitada em 16 de abril de 2012.

Ir para cima ↑ International Space Hall of Fame. nmspacemuseum.org. Página visitada em 29 de dezembro 2012.

Lei de Murphy - Brasil Escola. www.brasilescola.com. Página visitada em 16 de abril de 2012.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Navalha de Hanlon

Lei de Sturgeon

Lei de Hofstadter

Ícone de esboço Este artigo sobre sociologia ou um sociólogo é um esboço, relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Categoria: Leis epigramáticas

Menu de navegação

Criar contaEntrarArtigoDiscussãoLerEditarEditar código-fonteVer histórico

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

Colaboração

Boas-vindas

Ajuda

Página de testes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com