TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leis Fundamentais Do Desenvolvimento Psiquico

Trabalho Universitário: Leis Fundamentais Do Desenvolvimento Psiquico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 2

OS NÚMEROS EM NOSSA VIDA

É difícil imaginar o mundo sem os números, eles estão presentes em todos os instantes da nossa vida.

Mas nem sempre foi assim, antes o homem não tinha necessidade de contar.

“A matemática se desenvolveu ao longo dos tempos como uma linguagem que partiu da necessidade do ser humano de manter-se vivo e confortável”.

Com o conhecimento e o domínio dos conceitos matemáticos, o ser humano pode construir respostas para as suas necessidades básicas, construídas nas relações sociais.

Outrora o homem não precisava ter o domínio de regras para apropriar-se de grandes quantidades, sua vida nômade permitia-lhe usar apenas o senso numérico; capacidade que o ser humano e outros animais possuem para identificar pequenas quantidades que, na época era suficiente para suas necessidades básicas. Com a evolução o ser humano passou a lidar com quantidades cada vez maiores, dai começaram a surgir perguntas que necessitava de respostas concretas e exatas.

Talvez essas necessidades tenham surgidas a partir do momento que o ser humano, fixou-se num determinado local e passou a produzir seu próprio alimento, com quantidades bem maiores. Assim, começaram aparecer maneiras diferentes para representar grandes quantidades como: a correspondência um a um que consiste em atribuir um elemento para cada objeto contado, fazer agrupamentos de 10 em 10.

Cada povo foi encontrando formas diferentes para representar suas quantidades.

A contagem por agrupamento permitiu que o ser humano obtivesse o controle de grandes quantidades. Ela deu origem a diferentes sistemas de numeração, desde os mais simples até os mais elaborados aliados a realidade de cada povo, inclusive a nossa, já que o sistema utilizado aqui, é decimal.

Como foi visto até agora, a necessidade de aprender a contar, acompanha o ser humano desde o seu nascimento e permanece durante toda a sua vida. Os números são tão necessários que estão em todas as situações do cotidiano e cada vez mais é preciso encontrar novas formas criativas de apresentá-los as crianças para que possam compreender que, com eles podem encontrar soluções para melhorar à sua vida e a de outras pessoas.

Aprender matemática é uma necessidade básica e indispensável no cotidiano do ser humano, ela faz parte da vida de todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com