TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quatro estágios de desenvolvimento psíquico da criança segundo Piaget

Seminário: Quatro estágios de desenvolvimento psíquico da criança segundo Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  Seminário  •  2.471 Palavras (10 Páginas)  •  735 Visualizações

Página 1 de 10

Centro Universitário Anhanguera – Ribeirão Preto

Curso de Pedagogia

Atividades Práticas Supervisionadas

Psicologia da Educação

Professor: Helenrose A.da S. Pedroso Coelho (Tutor a distância da disciplina)

Professora: Joyce (Tutora presencial)

Ribeirão Preto

08/10/13

Sigmund Freud

Sigmund Freud interessou-se inicialmente pela histeria tendo como método a hipnose. Ele foi um grande contribuidor para ciência, através da psicanálise, ou seja, uma teoria do funcionamento da mente humana, para explorar sua estrutura, destinado assim a tratar muitas doenças e comportamentos compulsivos, e reprimidos de cada indivíduo.

Freud buscou desde a fundamentação da sua teoria,com relacionar o pensamento filosófico ao pensamento neurológico, ampliando às suas fontes de conhecimento em grandes campos do saber.Na própria educação,e moralidade, a teoria psicanalista buscou formular interpretações, problematizando assim o excesso de poder.

Sua grande descoberta se deu ao grande destaque sobre a questão da sexualidade, como força central da vida. Freud notou que na maioria dos seus pacientes que teve desde o início de sua prática clínica, como distúrbios, queixas, e histerias. Estão relacionados a sentimentos reprimidos, com origem em experiências sexuais perturbadoras, problematizando assim o excesso de poder.

Por isso, sem que saibamos por que desejamos, amamos ou até mesmo odiamos certas coisas, e pessoas, é do nosso inconsciente devido a uma carga afetiva. Por esse motivo, enquanto certas coisas nos enchem de pavor, outras nos enchem de bem estar, no qual não sabemos explicar, e a origem de tudo isso está totalmente ligado as primeiras relações afetivas entre a criança, e o meio.

No entanto, ao longo do desenvolvimento de uma criança, ao tentá-la educá-la com mitos sendo que reprimem ainda mais o seu interesse sobre a sexualidade infantil, sendo reprimidos, cria-se um trauma psicológico, no qual foi submetido a um determinado momento.

Segundo Freud, os estudos psicanalíticos direcionar mais a auxiliar o educador na difícil tarefa de educar. Porém uma missão quase impossível de ser realizada plenamente, pois o ser humano vive em uma constante luta entre suas forças internas, regidas pelo princípio do prazer (id), e as forças externas que impõem juízos de valor (superego) sobre esses desejos.

O educador precisa ajudar o educando a buscar esse equilíbrio na construção do eu (ego), para que a aprendizagem possa ocorrer de forma eficaz.

O mesmo ainda diz que a busca do prazer era uma forte motivação para o comportamento da pessoa, e que esta fonte de prazer mudava de acordo com a fase que a criança esta se desenvolvendo psicossexualmente. Fase oral, anal, fálica, fase de latência, Complexo do Édipo, Electra, e fase Genital aonde chegam a sua fase adulta.

Na Fase oral (0 a 18 meses) quando o desejo e o prazer esta primordialmente na boca. Por isso é normal que uma criança leve brinquedos a boca para morder.

Fase anal (18 meses a três anos) nesta fase o desejo e prazer localizam-se nas fezes. Nesse período a criança esta sendo ensinada a controlar as fezes e a urina. Sensações de prazer e desprazer associam-se tanto na expulsão como a retenção das fezes e urina. Já na fase fálica (três a sete anos) desejo e o prazer localizam-se nos órgãos genitais e nas partes do corpo que excitam tais órgãos. Nesta fase o Complexo do Édipo e Electra mostra que para os meninos a mãe é o objeto de prazer, e para meninas é o pai, e demonstra interesse em saber de onde vêm os bebês.

Fase de latência (7 aos 12 anos) é quando a criança esta em processo de habilidades, valores morais e papeis culturalmente aceitos. Nesta fase as crianças aparecem barreiras metais impedido a manifestação da libido, a criança sente vergonha e moralidade.

O impulso sexual agora se dirige a finalidades como leitura, escrita, atividades artísticas. Fase genital (fase adulta) quando o indivíduo domina toda a pulsão parcial pela genitalidade seja para fins orgásticos ou para procriação.

Freud crê que a criança deve receber uma educação sexual, assim que demonstrar interesse sobre o assunto. A sociedade reprime o indivíduo, porque para ele se adaptar a regras da sociedade, ele precisa reprimir seus desejos, sua forma de se expressar, se tornando assim o indivÍduo frustrado há um tempo prolongando.

Jean Piaget

Desde muito cedo Jean Piaget demonstrou sua capacidade de observação. Aos onze anos, percebeu um melro albino em uma praça de sua cidade. A observação deste pássaro gerou seu primeiro trabalho científico.

Formado em Biologia interessou-se por pesquisar sobre o desenvolvimento do conhecimento nos seres humanos. Suas teorias tentam nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos. Daí, o nome dado a sua ciência de Epistemologia Genética, que é entendida como o estudo dos mecanismos do aumento dos conhecimentos.

Importante esclarecer, que as teorias de Piaget têm comprovação em bases científicas. Ou seja, ele não somente descreveu o processo de desenvolvimento da inteligência, mas, experimentalmente,comprovou sua tese, e formulou sua teoria,de que o conhecimento evolui progressivamente por meio de estruturas de raciocínio que substituem umas às outras através de estágios, isto significa que a lógica,e formas de pensar de uma criança são completamente diferentes da lógica dos adultos, pois para ele a criança aprende de dentro para fora.

Em sua pesquisa, Piaget identifica que há quatro estágios de evolução mental de uma criança. Cada estágio é um período onde o pensamento e comportamento infantil é caracterizado por uma forma específica de conhecimento e raciocínio. Esses quatro estágios são: sensório-motor, pré-operatório, operatório formal, operatório concreto. Por outro lado, mesmo tendo essas condições, não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos, isso porque o conhecimento se da por descobertas que a própria criança faz ao longo do seu desenvolvimento infantil. O mesmo afirma que o aprendizado é construído pelo aluno, em seus estudos.

Não é uma tarefa fácil resumir sua teoria, pois ele se interessou por desvendar o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com