TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança, Percepção, Efeitos Das ações E Comunicação

Artigos Científicos: Liderança, Percepção, Efeitos Das ações E Comunicação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  742 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO EM EQUIPE, LIDERANÇA, PERCEPÇÃO, EFEITOS DAS AÇÕES E COMUNICAÇÃO

Com base na observação analítica da imagem em questão, elaboramos as seguintes conclusões:

O estímulo ao trabalho em equipe irá melhorar o clima organizacional, fato que é definido pela percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, através da experimentação de práticas, políticas, estrutura, processos e sistemas.

Diante de um mundo em constantes transformações, com a uma grande competitividade, a conquista de melhores índices está justamente na construção de um perfil de colaboradores mais envolvidos, motivados e participantes. Pesquisas comprovam que o índice de produtividade pode chegar a 75% de aproveitamento nas empresas em que os profissionais são motivados, se comparado a míseros 8% para uma equipe desmotivada.

O trabalho em si, para a maioria das pessoas, já se trata de um fator comum para a desmotivação, por não trabalharem em empresas preocupadas com a satisfação da equipe, e não se sentem valorizados pelos seus líderes, gestores e até mesmo por outros colegas de trabalho com um cargo mais alto.

As razões acima citadas são, na sua maior parte, voltadas para falta de comunicação interna, como também para a má gestão da liderança, que, diante da falta de diálogo e inexistência de feedback, só pioram os índices relacionados a desmotivação. Isto tem como conseqüência uma equipe sem estímulo, sem vontade de superar limites, com baixa produtividade e sem comprometimento. A motivação no trabalho é manifestada pela orientação do empregado em realizar com precisão as tarefas e persistir na execução, atingindo o resultado esperado. Tamayo; Paschoal (2003 apud Rosa, Riggenbach e Zinder, 2007). O comprometimento está relacionado com fatores motivacionais que podem alterar o comportamento do colaborador no ambiente de trabalho. Berganini (1997 apud Rosa, Riggenbach e Zinder, 2007:08), diz:

"Cada pessoa tem suas próprias orientações motivacionais. O sentido que cada um atribui àquilo que faz e lhe dá satisfação é próprio somente daquela pessoa, isto fornece sentido a maneira pela qual cada um se sente motivado. Deve-se levar em consideração a existência das diferenças individuais e culturais quando se fala em motivação. Estes fatores podem afetar o entendimento de uma necessidade assim como a maneira particular que as pessoas agem na busca de seus objetivos."

Ainda o mesmo autor afirma que:

"Estar motivado não deve ser confundido com situações em que as pessoas têm momentos de alegria, bem-estar ou entusiasmo. Estes estados podem ter sido provocados durante o processo motivacional, mas não explicam como se chegou até eles nem como eles apareceram. A motivação é muito mais ampla do que os comportamentos, tudo deve ser considerado sob o ponto de vista do indivíduo e não somente por quem observa".

Relacionamos dez ótimas dicas para o trabalho em equipe ser mais valorizado e estimulante.

1 - Seja paciente - Nem sempre é fácil conciliar opiniões diversas, afinal "cada cabeça uma sentença". Por isso é importante que seja paciente. Procure expor os seus pontos de vista com moderação e procure ouvir o que os outros têm a dizer. Respeite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com