TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem E Percepção

Ensaios: Linguagem E Percepção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  1.655 Palavras (7 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 7

UNIDADE 1

Uma questão muito importante que deve nortear o estudo do comportamento humano é a análise dos fatores que determinam o modo de ser e de agir das pessoas. Ao se buscar identificar os determinantes da conduta de um indivíduo, devemos observar a interação entre três aspectos:

• a constituição biológica, que influencia nas manifestações do temperamento;

• os aspectos psicológicos propriamente ditos, que se revelam mediante a estruturação da sua personalidade; dos recursos cognitivos que utiliza para compreender e solucionar problemas;

• os aspectos sociais, que se referem às condições históricas, sócio-econômicas e culturais que também condicionam a maneira como a pessoa interpreta o contexto em que vive.

A apreensão do mundo inicia-se por meio da linguagem; esta envolve os processos de codificação (atribuição de significados específicos) e decodificação (interpretação do

conteúdo que desejamos comunicar). A comunicação não se limita ao código verbal, uma vez que também utilizamos a expressão corporal, os desenhos e sinais para estabelecer contato com os demais. Além disso, o desenvolvimento lingüístico permite que as pessoas compartilhem suas experiências, ampliando seu conhecimento a respeito do mundo e aumentando as possibilidades de intervirem neste mundo.

Os adultos que cuidam da criança nesses primórdios do seu desenvolvimento, tornam-se para ela os “outros significativos” (Berger e Luckmann,1985), ou seja, as pessoas mais

importantes de suas vidas. A influência que o outro significativo exercerá na subjetividade do indivíduo é marcante e duradoura; graças a esse primeiro convívio, aprende-remos a viver em sociedade e, posteriormente, também seremos os responsáveis pela transmissão dos costumes e sentimentos aprendidos nesta fase, para as gerações posteriores.Além disso, a maneira como os outros significativos vêem o mundo é interiorizada pela criança como a única forma correta de se interpretar a realidade.

Porém, existe outra forma de comunicação que, silenciosamente, encontra-se presente no ambiente escolar tanto quanto a verbal. Ela está implícita nos movimentos do corpo, e sua identificação requer um olhar atencioso: é a linguagem corporal. Esta comunicação revela fatos, sentimentos e emoções que podem ser omitidas durante a comunicação verbal.

Segundo Weil (2003 p.57) a todo instante falamos, gesticulamos ou fazemos mímicas e assim estabelecemos a comunicação entre os indivíduos.

A boa comunicação, aquela em que a mensagem é compreendida tal como ora enviada, depende do conhecimento do mecanismo de uma comunicação, que é composta pelo emissor (quem envia a mensagem), pelo receptor (a quem a mensagem se destina), pelo canal (o percurso que a mensagem faz do seu emissor até o seu receptor) e pela própria mensagem.

Para Gallardo (2008), a linguagem corporal é responsável por 60% de toda nossa comunicação, o que faz da percepção um sentido tão importante quanto a audição. Isto implica dizer que, no diálogo, identificar o que o outro comunica por meio do corpo é tão significativo quanto ouvir o que ele diz.

Rector e Trinta (1999, p. 29), apresentam uma relação entre a comunicação não verbal e uma sequência de possíveis interpretações, entre elas: o olhar - informa sobre estados afetivos, traduz um significado moral (franqueza, honestidade) ou pode dar indicação de dotes pessoais (inteligência, profundidade); as mãos - remetem à palavra, duplicando-a, dão uma “imagem” do pensamento, registram a tensão, o medo ou o “à vontade” da pessoa, denunciam suas posições ou convicções; os gestos - substituem palavras ou realçam a expressão linguística, informam sobre dados afetivos; as posições do corpo - informam acerca de características psicológicas da pessoa, o grau de segurança, desenvoltura, timidez, estatura moral, posição hierárquica; os movimentos do corpo - registram sensações de ordem geral, contentamento, perplexidade, irritação, ansiedade e as manifestações psicofisiológicas (enrubescer, empalidecer ou ter a respiração alterada) - informam sobre condições psicológicas (normais ou anormais),

forte emoção, medo, surpresa, assinalam transformações, perplexidade, desgosto, raiva.

Outros fatores podem influenciar a percepção do receptor em relação à mensagem: um sentimento que ele tenha por alguém parecido com o emissor, que pode influenciar positivamente ou negativamente a influência de preconceitos e estereótipos, A relevância da percepção da linguagem corporal na escola bem como a projeção que leva o receptor a imaginar algo em que ele acredita estar acontecendo por achar que é o que ele faria estando no lugar do emissor.

UNIDADE 4

Graças à percepção levamos informações à nossa mente e, a partir desses dados, poderemos decidir como deveremos agir diante das mais diversas situações; poderemos prever o que pode acontecer e nos prepararemos para enfrentar a situação da melhor maneira possível.

como o processo perceptivo e de que maneira utilizar esse conhecimento para que se possa usufruir melhor das diversas competências mentais associadas à percepção?

A teoria da Gestalt diz que a maneira como percebemos um determinado estímulo irá condicionar nosso comportamento.

De acordo com os teóricos gestaltistas, a percepção dá-se pela totalidade e não, pela soma das partes; o processo perceptivo é ativo e procura promover a compreensão ade-quada do estímulo, pela boa forma, estruturando-se padrões consistentes que permitam ao indivíduo identificar e reconhecer objetivamente os estímulos que o cercam.

Algumas condições podem facilitar ou dificultar a percepção: quanto mais ambígua for uma situação, mais difícil será para a pessoa sentir-se segura em relação à atitude que deverá tomar. Por exemplo: quando estamos muito envolvidos numa conversa com os amigos, podemos não perceber a passagem do tempo. O interesse no assunto debatido poderá ter sido maior do que a percepção da passagem do tempo.

Em outras ocasiões, o tempo pode constituir-se no aspecto que mais concentra nossa atenção. Por exemplo: quando olhamos insistemente no relógio e temos a sensação que o tempo não passa, especialmente quando estamos aguardando uma ligação ou uma notícia importante.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com