TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Língua de sinais brasileira

Tese: Língua de sinais brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Tese  •  1.870 Palavras (8 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a distância (AD)

Disciplina: Libras

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia com atenção as questões abaixo e responda:

1. Como requisitos para compreensão da Língua Brasileira de Sinais (LBS), o conhecimento sobre a história e a cultura que envolve seu padrão de comportamento e de crenças que se manifestam em um coletivo. Estes se tornam relevantes, norteadores e reguladores nas relações. Leia o Capítulo 1 do Livro Vendo Vozes, disponível na midiateca.

Analisando a complexidade do texto que você leu, construa um texto argumentativo entre 15 a 20 linhas que contemple deficiência, surdez, discriminação e isolamento. Na elaboração de seu texto inclua uma citação direta pertinente ao texto. Lembro que a avaliação desta atividade será feita com base na consistência de sua argumentação. (2,5 pontos)

R: As pessoas surdas sofrem, inúmeros preconceitos sociais: são vistas como deficientes ou incapazes, por não se adequarem às exigências da sociedade e às do mercado, acham que não tenham capacidades ou são menos informadas.

Tem-se conhecimento de que as pessoas “diferentes”, como por exemplo, aqueles que não possuem o sentido auditivo, em algumas situações têm seu direito cerceado, o que dificulta ainda mais a aceitação da sua própria condição, embora que a Constituição Federal dispunha em seu artigo 5º que “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza [...]”.

Quando se trata de deficiência, vem à mente a dificuldade em se relacionar pessoal e profissionalmente. Importante frizar, quando se trata da surdez como uma deficiência é manifestar-se sobre algo que não se conhece, uma vez que se trata de uma cultura diferente produzida por determinados grupos com o intuito de possibilitar e facilitar a comunicação entre as pessoas desprovidas da audição.

Portant, é preciso dar-se início a um processo de reflexão profunda sobre em que bases estão sendo sedimentadas as ações político-pedagógicas em torno dos surdos. Para tanto, assumir uma concepção de surdez não pela ausência, mas visando a afirmação de suas possibilidades, na diferença, e buscar ter clareza sobre a importância da linguagem, inserida numa visão histórico-social mais abrangente que delimita concepções de indivíduo e sociedade.

2. De acordo com L. S. Vygotsky 1969 “Uma palavra não se refere a um único objeto, mas a um grupo ou classe de objetos. Cada palavra, portanto, já é uma generalização. A generalização é um ato verbal de pensamento e reflete a realidade de um modo bem diferente do refletido pela sensação e pela percepção”. Baseado na afirmação acima, explique a importância e a necessidade da Língua de Sinais na constituição da cultura surda. (2,5 pontos)

R: A linguagem exerce papel preponderante na constituição dos sujeitos, visto que é através dela que nos apropriamos da cultura entorno, construímos nosso entendimento sobre o micro e macro universo, e estabelecemos nossas relações socioafetivas.

No entanto, apesar da relevância inquestionável da sua importância para os seres humanos, a possibilidade de construção da mesma para os surdos tem sido secularmente negada, ao privá-los da aprendizagem da Língua de Sinais. As origens desta resistência a Libras, presente tanto no seio familiar da maioria das crianças surdas como das instituições de ensino, que deriva dos mitos e preconceitos que se autoperpetuam em relação aos surdos e sua língua natural, são resgatadas a fim de superá-la.

Tal discussão é realizada em função de que o objetivo primordial do presente artigo é mostrar a importância desta ser oportunizada às crianças surdas em tenra idade, para o seu pleno desenvolvimento. Para tal, são apontados estudos realizados com crianças surdas filhas de pais surdos, as quais têm a possibilidade de aprenderem a Língua de Sinais como primeira língua já nos primeiros contatos com o seu entorno, os quais são conclusivos no sentido de mostrar a importância da mesma para que estas construam uma linguagem plena e autêntica, alcançando os mesmos patamares de desenvolvimento do que as crianças ouvintes, inseridas em um ambiente linguístico de modalidade oral-auditiva.

Com isso a Língua de Sinais trouxe uma nivelação entre pessoas surdas e ouvintes, com a concepção de que não há cultura superior ou inferior, o que existem são manifestações culturais distintas, o que faz com que não haja “deficiência”, como era dito antigamente.

Por isso, ao generalizar torna-se um erro, pois ninguém é igual, cada pessoa possui uma pessoalidade. Ao invés de discriminar e ser preconceituoso com relação à surdez precisou dar valor à força e perseverança deles em pular o obstáculo da oralidade e audição para conquistar seu espaço na sociedade.

3. Faça uma pesquisa em artigos científicos disponíveis em bases de dados como Scielo, BVSaúde sobre língua natural, língua materna e língua nativa e explique-os, em um texto de no mínimo 8 linhas, sobre o aspecto da primeira língua (L1) e segunda língua (L2). É preciso apresentar o título do artigo pesquisado, data de acesso ao artigo e base da dados utilizada. Fundamente seu texto a partir do artigo pesquisado. (2,5 pontos)

R: Língua natural é aquela produzida por seres humanos em suas relações. As linguas naturais são aquelas que podem ser adiquiridas pelas crianças, de forma natural e inconsciente, através da interacção com os seus falantes (no início da vida, principalmente com os pais).

A Língua Materna é a primeira língua que uma criança aprende, primeiro no contacto com os pais e outros membros da família e depois nos contactos com a comunidade em que vive. É através da Língua Materna que a criança aprende a expressar-se e forma o conhecimento do mundo, adquirindo, para além da competência linguística, valores sociais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com