TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEU PSICÓLOGO DISSE QUE RACISMO NÃO EXISTE

Por:   •  28/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU - UNINASSAU

CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA

CAMPUS BOA VIAGEM

FICHAMENTO MEU PSICÓLOGO DISSE QUE RACISMO NÃO EXISTE

Fichamento da disciplina estágio básico 1

Professor: Flávio Romero

RECIFE

2022

A autora do artigo destaca o despreparo da psicologia brasileira para lidar com questões raciais.

Usa vários exemplos como o caso de Marília Lopes,uma mulher negra e professora de 38 anos,procurou uma psicóloga porque sofria depressão há muitos anos e que já estava interferindo de maneira severa em seu trabalho. Já na primeira sessão fala que sofreu racismo em sua infância até casos mais recentes, dentro de lojas que fora perseguida e ao final da sessão a psicóloga que era de etnia branca “afirmou que Lopes precisava mudar comportamento de “se vitimizar e transformar acontecimentos normais em racismo”(p. 01).

Afirma Cinthia Vilas Boas psicóloga e militante do movimento negro -‘Embora o racismo seja um profundo problema no Brasil, a formação dos psicólogos ainda não reconhece a discriminação racial como uma fonte de adoecimento psíquico’(p. 02).

A autora ressalta também a falta de “dados que mostrem a relação entre racismo e adoecimento psíquico”[...](p. 03) e revela na explicação de Cinthia Vila Boas algumas das consequências do racismo para a saúde mental como “as feridas na autoestima que leva pessoas negras a se enxergarem de maneira inferiorizada, pois são tratadas pelos outros como inferiores.”(p. 04)

Finaliza enfatizando de que a educação pode ser um ponto chave para modificar esse quadro,”A educação pode ser um ponto chave para modificar esse quadro”(p. 06)

JARID ARRAES. Meu psicólogo disse que racismo não existe. Portal Geledés.Disponivel em:“Meu psicólogo disse que racismo não existe” (geledes.org.br). Acesso em: 27 jun. 2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com