TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marianne Franke-Gricksch, Você é um de nós, Ed: Atman, 2005.

Por:   •  7/9/2019  •  Resenha  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 2

Marianne Franke-Gricksch, Você é um de nós, Ed: Atman, 2005.

A autora Marianne Franke-Gricksch aborda neste livro uma terapia familiar chamada constelação familiar. Através do desejo de vários alunos ela lhes apresenta a constelação familiar, como espécie de um jogo. Ela começa constelando a sua própria família e posteriormente constela as famílias dos alunos.

A ideia proposta pela professora era justamente através da constelação familiar problematizar tudo aquilo que os alunos sentiam como dor ou algo que estava mal resolvido dentro deles, após ter sua família constelada eles passavam a entender melhor a relação com seus pais, a morte de um ente querido e visualiza a oportunidade de dizer a alguém que já se foi o que não foi dito em vida. Paralelamente a relação dos alunos entre si começa a melhorar significativamente, pois eles começaram a enxergar a dor do outro e como era difícil para ele conviver com tudo aquilo.

Entendemos que a constelação familiar veio para problematizar e entender todos os conflitos presentes em uma família, através desta representação podemos compreender como funcionam os sistemas familiares, e intervir contribuindo para uma melhora saudável dessas relações. A própria autora também deixa claro que a constelação familiar não faz parte da tarefa educacional e que no sue caso foi aplicada, pois ela tinha capacitação para aplicar os jogos de constelação familiar e mostra que seria importante para professores o estudo de conexões sistêmico-fenomenológicas.

Marco Aurélio Teixeira Soares é aluno do curso de Bacharelado em Psicologia da Universo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com