TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Melania klein: psicologia

Por:   •  27/10/2016  •  Resenha  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA

Contribuições de Melanie Klein à psicanálise

Lorena Hoffmann Passamani

Em seu livro Melanie Klein: Psicologia, obra da coleção Grandes Cientistas Sociais, publicada pelo editora Ática em 1982, os organizadores Fábio A. Herrmann, Amazonas Alves Lima e o coordenador Florestan Fernandes trazem um introdução crítica ao pensamento kleiniano e, em seguida, os principais textos e contribuições de Melanie Klein à escola psicanalítica.

        Os organizadores dessa coletânea elegeram alguns dos trabalhos mais significativos da teoria geral do desenvolvimento, assim como um dos temas mais bem tratados pela autora: a simbologia no desenvolvimento do ego. Precede os textos uma introdução crítica dos organizadores, visando especificar a posição de Melanie Klein no cenário psicanalítico, convidando para uma reflexão sobre seus conceitos principais.

        A obra, em suas 191 páginas, conta com seis capítulos, contendo em cada um deles os mais representativos textos de Melanie Klein: Contribuição à psicogênese dos estados maníaco-depressivos, Notas sobre alguns mecanismos esquizoides, A importância da formação de símbolos no desenvolvimento do ego, As origens da transferência, A técnica psicanalítica do brinquedo: sua história e significado e Os efeitos das primeiras situações de ansiedade sobre o desenvolvimento da menina, além de uma introdução crítica, bibliografia, biografia e a completa linha do tempo da vida da autora.

        De acordo com os autores, Melanie foi uma das mais influentes figuras da psicanálise, humanizando-a e tornando-a mais ‘simples’ para a compreensão de seus seguidores. Através de suas contribuições práticas e suas pesquisas sobre a origem da vida mental constituiu um corpo teórico, homogêneo e complexo, que atualmente vem ocupando espaço nos estudos iniciais dos psicanalistas brasileiros.

Para Melanie, existe um primeiro estágio de desenvolvimento mental onde todas as fontes de prazer libidinal estão ligadas ao sadismo e o mesmo tem por objeto o pai e a mãe. Esse sadismo, em excesso, causa ansiedade e aciona os meios de defesa mais primitivos do ego. A ansiedade não trabalhada pode provocar esquizofrenia, fenômeno muito mais geral na infância do que geralmente se supõe, pelo fato de que os traços característicos dessa patologia serem menos perceptíveis nas crianças, já que, em menor grau, tais características são normais no desenvolvimento de uma criança mentalmente saudável.

Tratando-se de transferências, a autora aborda a primeira forma de ansiedade, ou seja, persecutória, que é dirigida contra o organismo, originando o medo de aniquilação ou vingança por seus atos. Em uma segunda forma de ansiedade, a depressiva, existe uma integração entre o amor e o ódio, aspectos bons e maus do objeto, devido a síntese crescente de suas emoções, ou seja, o bebê agora sente que seus impulsos destrutivos são dirigidos contra uma pessoa amada, gerando culpa.

O livro Melanie Klein: Psicologia certamente é um grande referencial para todos aqueles que desejam realizar um estudo com profundidade sobre psicologia do desenvolvimento. O profundo conhecimento da temática e as mais vastas explicações sobre o assunto permite que o leitor compreenda muitos conceitos de forma prática e natural, conseguindo aplicar métodos em situações cotidianas. Cabe ressaltar ainda que a obra contém uma breve, mas detalhada, biografia da grande psicanalista Melanie Klein.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com