TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Melhorando a tomada de decisões e o gerenciamento do conhecimento

Seminário: Melhorando a tomada de decisões e o gerenciamento do conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/2/2015  •  Seminário  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema 07: Como melhorar a tomada de decisão e a gestão do conhecimento

A tomada de decisão era atribuição apenas dos executivos do alto escalão da empresa, que tinham total responsabilidadesobre o assunto. Essa centralização demandava muito tempo, em função da análise e operacionalização de um grande volume de documentos. A tomada de decisão, pela sua importância nos negócios e necessidadede descentralização, tornou-se uma das principais contribuições dos sistemas de informação. Essas contribuições permitem que funcionários de níveis mais baixos sejam também responsáveis por algumasdecisões que estão relacionadas diretamente com suas funções.

Na medida em que os sistemas de informação tornaram os dados disponíveis para camadas mais operacionais da empresa, as decisões tomadas emdiferentes níveis passaram a gerar resultados expressivos para toda a organização. Porém, não se pode descartar a inteligência de um profissional experiente, seu conhecimento e sua capacidade deavaliação do problema.

Essas decisões tomadas em diferentes níveis organizacionais são denominadas “não estruturadas”. São importantes para os negócios da empresa e normalmente não fazem parte darotina. Por isso não existem processos e procedimentos pré-definidos. Por outro lado, existem as decisões rotineiras, denominadas estruturadas, que são repetitivas e que se encontram definidas nos processosda organização. As decisões nas quais apenas uma parte do problema é de rotina e que têm uma resposta pré-determinada, clara e precisa, são denominadas de semiestruturadas.

A característica dadecisão está diretamente ligada ao nível de responsabilidade e hierarquia em uma empresa. Normalmente as decisões tomadas por altos executivos são não estruturadas, pois estão mais distantes do operacionale mais próximas das decisões estratégicas. São decisões que dependem de informações estratégicas, de particularidades e dinamismo do mercado.

Na base da pirâmide se concentra o operacional da... [co

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com