TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS DE GERENCIAMENTO DE CONHECIMENTO

Tese: CONCEITOS DE GERENCIAMENTO DE CONHECIMENTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Tese  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Centro de Educação a Distância

GESTÃO DE CONHECIMENTO

CURSO ADMINISTRAÇÃO

Nome do aluno: Maria M. Cunha dos Santos RA. 407616

Prof.º: Tutor á Distancia:

Prof.ª: Tutor Presencial:.

Porangatu – GO, 21 de junho de 2013.

ETAPA 2. CONCEITO DE GESTÃO DE CONHECIMENTO

Gestão do Conhecimento é um processo de criar continuamente novos conhecimentos, disseminando-os amplamente através da organização e incorporando-os velozmente em novos produtos/serviços, tecnologias e sistemas. (TAKEUCHI E NONAKA, 2008).

Segundo o autor André Saito, diz que nos tempos de hoje, a empresa não é movimentada apenas por equipamentos e atividades que desenvolvem lucros, mas sim, ele aposta em uma nova forma de integração, onde o alvo principal são os indivíduos da empresa, que retém experiências ao decorrer dos anos de profissionalismo, conhecimentos para lhe darem com conflitos e situações desagradáveis futuramente. Dentre esses conhecimentos que podem ser usados, vemos o explícito e o tácito.

Para o autor Antônio Raimundo dos Santos, ele faz referência ao mesmo foco do primeiro autor, que é ao desenvolvimento do modelo de administração da gestão da empresa. Não pensam apenas na lucratividade, na competitividade, concorrência, mas passa a olhar para a empresa, com um olhar maior, mais futuro, onde o desenvolvimento, e foco passam a ser nos integrantes de uma empresa.

A Gestão do Conhecimento pode e deve ser aplicada em todas as empresas, seja, ela de grande e médio porte, abaixo citamos alguns exemplos de empresas de grande porte que já se utilizam desta importante ferramenta:

• SERPRO (Serviço Federal de Processo de Dados) é uma empresa pública com vinculo ao Ministério da Fazenda. A empresa investe no desenvolvimento de soluções tecnológicas em software livre, como uma politica estratégica que permite otimizar os recursos públicos, incentivar o comportamento de conhecimento e estimular a cooperação entre as esferas federal, estadual, municipal, iniciativas do segmento acadêmico e sociedade.

• VALE através de o programa VALER, sua universidade corporativa, investe pesada para ter uma rede de excelência em educação, transformando conhecimento em resultados de negócios. Um dos seus princípios é a gestão e o compartilhado do conhecimento.

2.1 QUESTÕES DE GESTÃO DE CONHECIMENTO

a) Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

Trazendo a ideia de novo conhecimento, de forma cultural, abrangente, e simples. E implantando-a desde os mais simples e pequenos setores e colaboradores de uma empresa, até os maiores e mais desenvolvido.

b) Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?

Cultivando boas relações, compartilhando, trabalhando, tendo compromisso e inovando. E fazendo com que essas experiências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com