TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Gerenciamento de Conhecimento

Tese: Conceito de Gerenciamento de Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  Tese  •  5.203 Palavras (21 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 21

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS – FAC III

Administração – Gerenciamento de Conhecimento

André Eduardo da Silva – R.A 7120520428

Claudia Patrícia Alves Azevedo – R.A 6772347914

Eliana Soares Pereira – R.A 6500220008

Kenny Kevyn Santana – R.A 6506257719

Mari Jaqueline Dias Silva – R.A 6579302699

Gerenciamento de Conhecimento

Professor a distância: Mauricio Dias

Tutora a distância: Camila Santos Ouvidio

Campinas/SP

Junho/2013

ETAPA01

Conceito de Gerenciamento de Conhecimento

É o gerenciamento da informação e do conhecimento interno e/ou externo. Em uma estrutura organizacional o Gerenciamento Conhecimento, que passaremos agora a chamar de GC, é o sistema de gerenciamento corporativo. A organização deve ter a capacidade de captar, analisar, filtrar, criar, gerenciar, armazenar e implantar (quando pertinente a ocasião) as informações recebidas tanto do ambiente interno (colaboradores) como o externo ( compradores, fornecedores, local geográfico entre que outros) transformar esse conhecimento (informações) e torna-los acessíveis aos que possam interessar.

Dessa forma a informação aplicada ao conhecimento já não é mais somente um suporte de tomada de decisão, mas também um ativo da empresa.

Não saber gerenciar a informação como um recurso valioso pode significar o óbito de uma empresa, pois nos dias de hoje, onde produtos e serviços mudam em grande velocidade, quem melhor gerencia as informações e as transforma em conhecimento, com certeza esta em vantagem perante seu concorrente.

ARIE DE GUES disse que “A única fonte de vantagens competitiva economicamente sustentável e aprender mais rápido que a concorrência”.

Entre as fontes pesquisadas , NAVUS – VIII CONGRESSO NACIONAL DE GESTÃO EXCELENCIA EM GESTÃO E PLT GESTÃO DO CONHECIMENTO ANHANGUERA, a conclusão foi a de que: as definições são similares, ou seja definem GC como o estudo da informação e do conhecimento usados de forma cooperativa dentro da empresa, promovendo o conhecimento do individuo (que pode ser tácito ou explicito), mudando o antigo conceito onde o chefe manda (pensa só), e o subordinado obedece (máquina).

A valorização do colaborador, alem de vantagens competitivas, pois são varias cabeças funcionando ao mesmo tempo em busca de soluções e inovações, traz também menor rotatividade as empresas que sabem valorizar o capital humano, através de cursos de aperfeiçoamento e capacitação, palestras, informes, caixas de sugestões, premiações entre outros, pois promove a fidelização do colaborador a empresa.

As informações no ambiente de trabalho podem ser colhidas de varias formas, desde, alguns questionários com perguntas simples, estudos mais aprofundados sobre o assunto em questão ate mesmo em uma simples conversa informal, onde geralmente as pessoas com maior dificuldade de expressar-se conseguem transmitir seu conhecimento tacito, transformando-o em explicito, os responsáveis por gerenciar esses conhecimentos devem ter a perspicácia de ouvir, filtrar e colocar em pratica a informação recebida, assim como também deixar de forma acessível a quem possa interessar dentro ou fora da organização.

Outro foco importante é a captação e permanência desse colaborador na empresa, pois captar pessoas com conhecimento tacito interessantes a organização, ate que não é um passo tão árduo, o difícil é depois de contrata-lo manter o mesmo com interesse de permanecer na organização, mesmo porque com certeza ele adquiriu novas informações(conhecimentos explícitos) que para ele transformaram-se em um novo conhecimento tácito. ”Lembrando sempre que pelo fato de cada individuo ser único, cada um transforma um novo conhecimento explicito em um novo conhecimento tácito de forma diferente, pois vai depender de sua vivencia”.

Cabe ao gestor saber valorizar esse colaborador, além de captar esse conhecimento perceber onde cada individuo melhor se adapta, valorizando suas habilidades e incentivando-os a adquirir novos conhecimentos, isso pode isso pode ser feito com atos simples, como ouvi-los, entender quais suas expectativas em relação a organização, dando oportunidade com participar de opiniões relevantes ao seu setor, esse tipo de atitude faz com que o colaborador sinta-se comprometido com a organização e isso deve ser uma via de mão dupla.

Enfim, o gestor deve saber gerenciar e valorizar as diferenças, pois vivemos em mundo globalizado, onde quem consegue melhor gerenciar as diferenças, as informações e administra-las de forma positiva, consegue estar a frente do concorrente.

Outro fator importante é o que de nada adianta captar conhecimento e guarda-los "na gaveta", é importante que eles sejam também transmitidos, e como já foi dito , dentro de uma organização há adversidade, então deve-se saber transmiti-lo de maneira clara, para que cada qual consiga capta-la, abrindo assim seus horizontes, sentindo que nessa organização ele não é apenas um número(RE), mas ser pensante que caso se empenhe fara parte da história da organização.

"Valorizar as diferenças com certeza faz toda diferença".

Vamos abordar agora um tema que além de atual é essencial para o planeta, a sustentabilidade, pois cada região tem seu ecossistema prejudicado de alguma forma devido a antiga forma de como as organizações administravam, sem se importar em conservar a meio ambiente , hoje não é mais assim, e não só pelo fato de estar em moda, mas porque existe uma consciência coletiva mundial. A sustentabilidade dentro de uma organização além de ser economicamente mais rentável, traz uma nova roupagem positiva a organização, e como dentro de uma empresa existem pessoas de varias etnias, credos, costumes e regiões diferentes, é um tema que pode ser bem explorado, pois cada um tem uma experiência um conhecimento tácito a ser passado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com