TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Do Processo De Institucionalização Do Serviço Social

Exames: Memorial Do Processo De Institucionalização Do Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

memorial do processo de institucionalização do serviço social

A proposta de currículo encontra-se estruturada a partir de três núcleos temáticos:

O primeiro núcleo - fundamentos teórico-metodológicos da vida social. Compreende um acervo de temas que permite fornecer bases para a compreensão da dinâmica de vida social na sociedade burguesa; O segundo - fundamentos da particularidade da formação sócio-histórica da sociedade brasileira. Compreende elementos que permitam apreensão da produção e reprodução da questão social e as várias faces que assume nessa sociedade. O terceiro- fundamentos do trabalho profissional. Compreende todos os elementos constitutivos do Serviço Social como uma especialização do trabalho. Esses três núcleos não representam uma seqüência evolutiva ou uma hierarquia de matérias, são níveis distintos e complementares de conhecimentos necessários à atuação profissional.

O desafio é, garantir um salto de qualidade no processo de formação profissional dos assistentes sociais. Pensar a formação profissional no presente é, ao mesmo tempo, fazer um balanço do debate recente do Serviço Social, indicando temas a serem desenvolvidos, pesquisas a serem estimuladas para decifrar as novas demandas que se apresentam ao Serviço Social. Uma das condições fundantes para se garantir a adequação da formação profissional à dinâmica de nosso tempo, é implodir uma visão endógena do Serviço Social e da vida universitária, prisioneira em seus "muros internos".Alargar os horizontes, voltados para a história da sociedade brasileira nos quadros do novo reordenamento mundial para aí melhor apreender as particularidades profissionais em suas múltiplas relações e determinações,densas de conteúdo histórico. O desafio é, portanto, historicizar o debate, rompendo as análises teoricamente estéreis, porque descoladas da realidade, assim como as visões intimistas e empiricistas do Serviço Social,que só poderão conduzir a uma versão burocratizada da revisão curricular na dinâmica universitária. Tendo por base tais considerações, a sugestão é a de iluminar, por meio da história contemporânea e de uma teoria social crítica nela vincada, as particularidades do Serviço Social como profissão que se realiza e se reproduz no mercado de trabalho. A sintonia da formação profissional com o mercado de trabalho é condição para se preservar a própria sobrevivência do Serviço Social. Como qualquer profissão, inscrita na divisão social e técnica do trabalho, sua reprodução depende de sua utilidade social , isto é, de que seja capaz de responder às

necessidades sociais, que são a fonte de sua demanda.Sendo o assistente social um trabalhador assalariado, depende da venda de sua força de trabalho especializada no mercado profissional de trabalho. Para que ela tenha valor de troca, expresso monetariamente no seu preço,é necessário que confirme o seu valor de uso no mercado.

MEMORIAL

No ínicio dos anos 40, o Serviço Social e seu pensamento de fonte da doutrina social da Igreja e seus ideiais Franco-belgas, avançam para um desenvolvimento tecnico ao entrar em contato com o Serviço Social norte-americano – permeado pelo caráter conservador da teoria social positivista.

Esta busca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com