TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodos de pesquisa psicologicas

Por:   •  15/10/2016  •  Seminário  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

Resposta de unidade 1 pag 27:

1. Caracterize os métodos estudados (introspecção, observação, experimental,  clínico,  psicanalítico, testes) destacando os aspectos negativos e positivos.

R: Metodo de introspeccao- esta designacao vei da Psicanalitica de Freud e é conhecido por metodo subjectivo ou de observacao interior.Pretende estudar os factos psicologicos que ocorrem no interior do individo e que nao sao possivel serem exteriorizados(observaveis),somente o individuo sente-os e experiencias-os atravez dos sentimentos emocionais.

Aspectos posetivos: Aplicado no estudo das sensações agradáveis e desagradáveis,dar significado aos sonhos e lembrancas dos eventos passados contados pelo o individuo.

Aspectos negativos:Nao aplicaveis para animais e criancas.

Metodo Clinico: E conjunto de procedimentos usados para diagnosticar e tratar pessoas que sofrem de problemas comportamentais ou emocionais. Esses procedimentos se ocupam geralmente de um unico individuo que precisa de ajuda.

Asoectos posetivos: Ajuda na resolucao de problmas comportamentais que uma pessoa apresenta atrveis dos procedimentos cientificos do metodo clinico; E usado muito usado em clinicas psiquiatricas.

Aspectos negativos: E uma questao de hipotese que pode influenciar na confirmacao dos resultados obtidos; Nao se destina a descobrir tendencias gerais oi leis comportamentais,isto é, varia de caso de cada pessoa.

Metodo de observacao: E assim designado pelo facto de todos poderem ver os factos psicologicos,analisa e descreve os factos reias observados por qualquer um. neste metodo o observador usa os seus orgaos de sentidos no acompanhamento do decorrer do processo.

Aspectos posetivos: Estudo objectivo dos factos psiquicos.

Aspectos negativos: Aplicada em muitos casos na psicologia animal e das crianças e comum fazer-se o ustudo de um pequeno grupo restrito de individuos.

Metodo Experimental: Estuda os fenomenos e os factos psicologicos sob condicoes estritamentes controladas e requer ectica e muito cuidado no processo.

Aspectos negativos: Mais aplicavel no estudo dos comportamentos dos animais e crianças.

Aspectos posetivos:Estuda objectivamente os factos e fenomenos psiquicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com