TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO MÉTODO PESQUISA-AÇÃO

Por:   •  19/10/2021  •  Resenha  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA DO MÉTODO PESQUISA-AÇÃO

As origens da pesquisa-ação vêm do trabalho dos cientistas sociais, tanto nos EUA quanto na Europa, no final da década de 1940 (FRENCH, 2009). O termo pesquisa-ação foi introduzido por Kurt Lewin em 1946 para tratar uma abordagem de pesquisa na área das ciências sociais que combinava a geração de teoria simultaneamente com a mudança do próprio sistema social pela ação do pesquisador nesse sistema. Segundo Thiollent (2005), a pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Já o participante procura gerar um entendimento adequado da realidade social ou organizacional, entendendo seu trabalho e reproduzindo os significados do papel dos atores em termos de propósitos e valores do ambiente da pesquisa.

Sequência de eventos e uma abordagem para a solução de problemas: como uma sequência de eventos, ela compreende ciclos iterativos de coleta de dados, realimentação desses dados para aqueles interessados, análise dos dados, planejamento das ações, tomada de ações e avaliação, levando a uma nova coleta de dados e assim sucessivamente. Como uma abordagem para a solução de problemas, ela é uma aplicação do método científico na descoberta do fato e experimentação para os problemas práticos que requerem ações de solução e envolvendo a colaboração e cooperação dos pesquisadores e dos membros do sistema organizacional.

Coughlan e Brannick (2008) e afirmam que a pesquisa-ação é apropriada quando a questão de pesquisa relaciona-se em descrever o desdobramento de uma série de ações ao longo do tempo em um dado grupo, comunidade ou organização para explicar como e porque a ação de um membro de um grupo pode mudar ou melhorar o trabalho de alguns aspectos do sistema e para entender o processo de mudança ou de melhoria para aprender com ele.

A partir do momento em que os pesquisadores e os interessados nos resultados da pesquisa estão de acordo sobre o tema, sua delimitação, o problema a ser examinado e os objetivos a serem alcançados, começa a constituição dos grupos que irão conduzir a investigação.

FRENCH, 2009), incluem diário de pesquisa (com transcrição das discussões), participação em reuniões, participação em seminários (debates e registros em notas), análise documental (atas, relatórios etc.), entrevistas com informantes-chave e gravação das entrevistas (desde que autorizadas pelos respondentes).

Coughlan e Coghlan (2002) consideram que a avaliação envolve uma reflexão sobre os resultados da ação do ciclo considerado (uma vez que o projeto como um todo pode acontecer em vários ciclos), tanto intencionais quanto não intencionais, uma revisão do processo para que o próximo ciclo de planejamento e ação possa beneficiar-se do ciclo completado. Para auxiliar os alunos dos cursos de graduação e de especialização na realização de um trabalho final de curso utilizando uma pesquisa em que o pesquisador necessita interagir com o seu objeto de estudo, visando solucionar um problema identificado no mesmo, foi apresentada uma estratégia de condução para o método da pesquisa-ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com