TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos Pesquisa e Análise Quantitativa

Por:   •  27/5/2021  •  Seminário  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

Métodos Pesquisa e Análise Quantitativa

Lista de exercícios 2

1 – No gerenciamento de uma empresa existem muitos fatores importantes ao ter em consideração, mas uma dos aspectos mais importantes é gerenciar os recursos humanos. Recurso humano refere-se à administração das pessoas — com personalidades e pensamentos próprios — que fazem uma empresa, e que ditam o rumo do empreendimento, e o sucesso ou fracasso do trabalho.  Por esse motivo conhecer essas pessoas, e saber lidar com todos, é primordial, saber qual é a pessoalidade, como trabalham, qual o grau de seu envolvimento, o que os motivam, quais as suas principais expectativas em relação ao ambiente, à empresa e ao direcionamento da carreira. Para poder ajudar ao gerenciamento de recurso humano, sugere-se realizar uma pesquisa para conhecer melhor aos funcionários e seu trabalho na empresa.

1 - Determinação de objetivos:

Objetivo geral:

Conhecer o perfil de trabalho dos funcionários da empresa para orientar políticas de recursos humanos

(com a finalidade de continuar de avaliar com mais detalhe o problema em questão, será adequando conhecer à população dos funcionários, isto é, características)

Objetivos Específicos:

  • Conhecer o tempo médio de serviço dos funcionários na empresa.
  • Conhecer a distribuição do nível de instrução dos funcionários
  • Examinar o interesse dos funcionários em participar de programas de motivação e treinamento.
  • Avaliar o nível de satisfação dos funcionários com o trabalho que exercem na empresa.
  • Conferir se existe relação entre o nível de satisfação do funcionário com a sua produtividade.

Variáveis:

Tempo de serviço, nível de instrução, interesse em participar de programas de treinamento, nível de satisfação com o trabalho e produtividade.

Delineamento, da pesquisa

Depois de definir os objetivos, o seguinte passo é definir as linhas que serão conduzidas na pesquisa, isto é, realizar uma pesquisa de levantamento de dados (survey) ou uma pesquisa experimental.

  • Segundo os objetivos do estudo, um levantamento de dados aplicando algum método e ou tipo de instrumento de pesquisa tal como entrevista ou questionário, os quais poderiam ajudar a conhecer diversos atributos e medidas relativas ao sistema de trabalho dos funcionários que responderiam ao instrumento a utilizar.
  • No entanto, planeja-se realizar um treinamento para aumentar a produtividade dos funcionários da empresa X, para isto é possível realizar uma comparação de dois métodos de treinamento de funcionários, sendo um deles usualmente aplicado, e outro, novo.

Neste caso o delineamento da pesquisa será experimental e estará fundamentado em formar dois grupos de funcionários, para que cada grupo seja treinado por um dos métodos.

Neste planejamento, tem-se implicitamente a hipótese de que a produtividade de um funcionário pode ser influenciada pelo método de treinamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com