TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meu Trabalho

Exames: Meu Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

1- O que é possível aprender com o estudo da história da psicologia ?

Aprendemos que a história é a ciência que estuda a mudança , história é vida, é movimento é transformação . Na história da psicologia entende-se que não existe apenas uma área especifica para estudos e pesquisas , considera-se sobre a psicologia que não há uma única forma de abordagem ou definição da psicologia com as quais todos os psicólogos concordem. Existe uma diversidade enorme, ate mesmo uma divisão e fragmentação na especialização profissional e científica.

A psicologia moderna compreende varias áreas de estudo que pouco parecem ter em comum, exceto o grande interesse na natureza e no comportamento humano , e uma abordagem que tenta de algum modo ser científica .

A única linha de trabalho que une essas áreas e esses tratamentos distintos para formar um contexto coerente é a história , ou seja a evolução da psicologia e o estudo do seu desenvolvimento é que proporcionam uma visão clara da natureza da psicologia atual. Muitos dos psicólogos aplicam uma técnica semelhante e concordam que a influência do passado ajuda a moldar o presente

. * Por que os psicólogos alegam ser a psicologia uma das disciplinas acadêmicas mais antigas e ao mesmo tempo mais moderna? Explique por que a psicologia moderna é um produto tanto do pensamento do século XIX como do século XX.

R: Como o campo de estudo da psicologia é algo imenso podemos começar tanto com pesquisas que retomam o século V a.C., por exemplo, as de Platão e Aristóteles, como com pesquisas recentes que remetem a 200 anos atrás. Cada qual podendo servir de ponto inicial para o estudo da psicologia, a mais antiga com seus conceitos filosóficos e a moderna com suas provas e estudos científicos.

O inicio da psicologia moderna dá-se com o inicio do século XIX, pois anteriormente o modo de pensar era outro, os estudos eram baseados em intuição e com suas experiências de vida. A partir do século XIX passou a ser um estudo menos filosófico e mais científico, não deixando a filosofia de lado, a disciplina só passou a ser um pouco mais independente, começou a adotar métodos de investigação e de raciocínio teórico.

Os filósofos acabaram percebendo um aumento na área da fisiologia também e houve uma mistura entre as duas, pois perceberam que a aplicação dos métodos físicos e biológicos já era de interesse dos filósofos antigos e acrescentaria em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com