TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mindfulness

Tese: Mindfulness. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Tese  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

MINDFULNESS

Mindfullness pode também ser traduzida como conscientização, plena atenção, entre outros termos frequentes. No entanto, muitos estudiosos optaram por manter o termo na língua inglesa para preservar o significado e prevenir confusões conceituais.

Segundo Robert Leahy, Mindfullness não é uma forma de pensar, nem uma tentativa de impedir os pensamentos, mas uma prática que deve ser realizada diariamente, de sair dos pensamentos e ingressar no momento presente, observando os acontecimentos de forma imparcial, ou seja, sem julgamentos, pré-conceitos e interpretações. Representa um exercício importante para todos que se preocupam em demasia. A preocupação é inevitável, ainda mais nos dias de hoje, onde somos bombardeados pela globalização nas grandes metrópoles.

Dessa forma, alguns cenários de ansiedade vão sendo construídos, distorcidos e ampliados. Principalmente pela preocupação com os acontecimentos que ocorreram no passado ou daquelas situações que podem vir a ocorrer. Tornamo-nos vítimas de nossa imaginação fértil, das ilusões e distorções desenvolvidas por nossa mente. Somos escravos de experiências do passado e de um acontecimento futuro que talvez não chegue nunca.

Grande parte do sofrimento causado pela ansiedade é arquitetada por nossa mente. Pensando sobre esse assunto lembrei um texto de Sêneca que data de 92 d C e que vem de encontro à ideia de como o medo prejudica nosso humor, limita as atividades, os prazeres, contamina nossa saúde e sobrevivência.

“Somos, no mais das vezes, mais vítimas do nosso terror do que dos perigos reais, e sofremos mais com a ideia que fazemos das coisas do que com as próprias coisas”. (Sêneca)

Poderia a mente humana ver com mais clareza o que esta acontecendo fora dela, sem as distorções e ilusões que a assombram constantemente?

Mindfullness nos propõe a viver no presente, pois o real é o presente e a agitação é causada principalmente por pensamentos voltados no passado ou para futuro, que nos mantem em estado de constante alerta interno. Significa uma maneira diferente de experimentar o mundo, observa-lo em outra perspectiva, sem julgar ou tentar controlar tudo o que acontece. Segundo Leahy, “A prática de mindfullness nos oferece uma clareza, que existe apenas quando nosso pensamento fica suspenso.”

Leahy, sugere uma técnica simples, porém eficaz, para ajudar no exercício da mindfullness e consequentemente no controle da ansiedade. Basta realizar um exercício que eu denomino como R3, respiração, relaxamento e restauração. Algumas pessoas vão chamar de meditação, outras de técnicas de relaxamento ou respiração. Independente do nome, os benefícios são os mesmos.

Assim, você deve procurar um local confortável para dar inicio a um exercício de respiração. A atenção deve estar totalmente no fluxo da respiração, na inspiração e expiração, mantendo a mente focada somente na respiração. Certamente vão surgir pensamentos durante a respiração, fazendo com que a atenção sobre o fluxo da respiração seja interrompido por um pensamento sobre trabalho, relacionamento, desejos, compromissos, etc. O objetivo do exercício é exatamente esse, no momento em que esses pensamentos surgirem, devemos prestar atenção para retornar o foco na respiração. A atenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com