TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MINDFULNESS - BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO

Por:   •  12/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.310 Palavras (14 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

CURSO DE PSICOLOGIA

MILENA MONI

MINDFULNESS - BENEFICIOS DA MEDITAÇÃO

PORTO ALEGRE

2019

MILENA MONI

MINDFULNESS - BENEFICIOS DA MEDITAÇÃO

Artigo apresentado na disciplina Metodologia Cientifica da Faculdade São Francisco de Assis, para fins de avaliação.

PORTO ALEGRE

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

1.1 Contextualização do Tema e Problema 4

1.2 Objetivo Geral 4

1.3 Justificativa do Estudo 4

1.4 Estrutura do Artigo 5

2 REFERENCIAL TEÓRICO 6

2.1 Mindfulness 6

2.2 Mindfulness e Depressão 7

2.3 A Prática de Mindfulness na Terceira Idade 8

2.4 Escala Filadélfia de Mindfulness 11

2.5 Ajustamento e Aprovação da Escala Filadélfia para Adultos Brasileiros 11

2.6 Estudos Relacionados 13

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 14

3.1 Classificação da Pesquisa 14

3.2 População e Amostra

3.3 Coleta, Tratamento e Análise dos Dados

4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS

4.1 Perfil dos Respondentes

4.2 Análise dos Dados

5 CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO

A palavra mindfulness vem da psicologia budista e pode ser traduzida como atenção plena. Ao praticar o mindfulness foca-se na percepção de experiências internas, deixando o indivíduo em alerta e consciente daquilo que ocorre a sua volta. (GERMER, 2016; GIRARD; FEIX,2016).

O mindfulness é um método para reduzir o sofrimento físico e psíquico e pode ser utilizado para o tratamento de doenças mentais como a depressão. Quando associado ao tratamento farmacológico e a psicoterapia menores são as chances de uma recaída. (GERMER, 2016; VANDENBERGHE; SOUSA, 2006).

O mindfulness quando praticado na terceira idade promove uma diminuição significativa nos níveis de depressão, distúrbios de ansiedade, dores físicas, melhora pensamentos negativos e diminui as chances de uma recaída no transtorno depressivo. (LIMA; GODINHO, 2011).

Considerando-se o exposto, tem-se o seguinte problema a ser respondido na pesquisa: qual a percepção dos estudantes sobre o mindfulness e seus benefícios?

Justificativa do Estudo

O mindfulness é um assunto que está em voga atualmente pois permite ao indivíduo estar alerta e consciente de suas ações. Isso faz com que seja relevante verificar o nível de conhecimento dos estudantes de psicologia sobre essa nova ferramenta, que pode auxiliar no tratamento de doenças mentais, físicas e dependência química.

Justifica-se, pois, a pesquisa realizada, uma vez que quanto mais se divulgar os benefícios do mindfulness teremos uma maior a promoção de saúde pois já está comprovado que essa ferramenta ajuda em casos de depressão, ansiedade e outros.

Estrutura do Artigo

O artigo está estruturado em cinco capítulos. No primeiro capítulo se apresenta a introdução, contendo uma contextualização do tema e o problema; o objetivo geral; a justificativa do estudo e a estrutura do artigo. No segundo capítulo consta o referencial teórico onde se abordam os tópicos: mindfulness, mindfulness e depressão, a prática de mindfulness na terceira idade, Escala Filadélfia de mindfulness e ajustamento e aprovação da Escala Filadélfia para adultos brasileiros. O terceiro capítulo contém os procedimentos metodológicos utilizados na elaboração da pesquisa; no quarto capítulo tem-se a apresentação e análise dos dados; no quinto capítulo a conclusão, seguida das referências.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Nesse capítulo são abordados os tópicos relacionados com o tema em estudo que contribuíram para a pesquisa realizada.

2.1 Mindfulness

De acordo com Germer (2016) nos dias atuais o ser humano está sempre preso a um tempo que não é o presente, ou está preso ao passado o que gera uma depressão, ou está preso ao futuro o que leva a ansiedade. O mindfulness vem para trazer o indivíduo para o tempo presente, para o aqui e agora. O termo mindfulness tem como uma de suas traduções a palavra atenção plena e tem origem na psicologia budista como uma prática para aliviar o sofrimento psicológico. Quando o indivíduo prática mindfulness ele está em alerta, consciente do que está a sua volta, em um estado de aceitação e sem julgamentos e centrado no presente.

O mindfulness foca na percepção das experiências internas e dá atenção ao surgimento de pensamentos e sentimentos sem supervaloriza-los ou desfazer-se deles quando negativos (GIRARD; FEIX, 2016).

Nas tradições espirituais, a meditação (mindfulness) é visto como um método disponível para reduzir o sofrimento físico e psicológico e também para incentivar o desenvolvimento de qualidades positivas como compaixão, sabedoria, insight e consciencialização (GIRARD; FEIX, 2016).

Ao longo dos anos vários terapeutas se interessaram pela filosofia oriental e pela meditação, mas foi somente com John Kabat Zinn em 1979 que o mindfulness começou a ser utilizado como técnica de tratamento para tratar doenças crônicas. Atualmente o mindfulness também é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com