TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mulheres Jovens: A busca do corpo ideal

Por:   •  28/3/2017  •  Artigo  •  3.961 Palavras (16 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 16

MULHERES JOVENS: A BUSCA DO CORPO IDEAL¹

Fernanda Taborda Da Luz²

Lizete Dieguez Piber³

RESUMO

O seguinte artigo contempla uma temática contemporânea, a busca do corpo ideal por mulheres jovens. O objetivo da pesquisa foi saber qual a percepção sobre o corpo real e o corpo ideal de mulheres jovens que buscam a concretização dessa idealização. Alem disso, esse estudo contempla os resultados da pesquisa e outras questões sobre a busca pelo corpo idealizado e a imagem do corpo real. A mulher contemporânea busca incessantemente o corpo ideal que possa lhe proporcionar uma redução do mal estar, isso faz com que essa mulher busque procedimentos de modificação corporal que possam lhe proporcionar prazer e ser aceita pelo outro, mas a concretização desse corpo ideal não significa que vá suprir todas as necessidades de aceitação dos sujeitos e nem o eu. As mulheres que se submetem a essa lógica da busca pelo ideal se transformam prisioneiras do seu próprio corpo, se tornando insaciável a busca pelo corpo ideal, diante de tantas exigências do Outro. Na busca pelo corpo ideal varias podem ser as influencias sofridas pelo sujeito como a mídia que mostra corpos perfeitos e belos simulando métodos eficazes para se alcançar o ideal. O corpo passou a servir de saciedade na sociedade capitalista, que insiste em dizer o que é certo ou errado tornando o sujeito escravo de suas transformações e de ideais, já que os mesmos sempre estarão em transformação. A busca por um corpo ideal não parte da necessidade do sujeito, mas das construções que o sujeito faz, a partir dos padrões ditados pela sociedade, os quais incorpora para a sua vida.  

Palavras chave: Mulheres Jovens. Corpo Real. Corpo Ideal

INTRODUÇÃO

Na sociedade contemporânea, as necessidades humanas de inclusão, pertencimento e aceitação impõem aos sujeitos, sobretudo às mulheres, a busca, por vezes interminável, de um corpo que corresponda as idealizações da mídia e do consumo (MARQUES, 2012). Desse modo, o corpo tem que se adequar ao tempo em que se vive e cada sujeito busca, de seu modo, se reinventa, a partir de uma imagem construída sobre si e sobre o seu corpo, atendendo os apelos que lhe instituem um padrão corporal aceitável.

As mulheres são os maiores alvos destas transformações, pois “na lógica capitalista de consumo, há uma valorização exacerbada do corpo feminino como objeto de gozo fálico, pois nesse lugar (o corpo da mulher) se diz que se pode gozar” (LIMA, BATISTA e JUNIOR 2013, online). Desse modo, transforma-se o corpo feminino em objeto de consumo, fazendo que cada vez mais cresçam os mercados de produtos estéticos e, também, a valorização do corpo belo e jovem nas mídias sociais.

A pesquisa proposta busca responder a seguinte questão: Qual a percepção sobre o corpo real e o corpo idealizado, em mulheres jovens, que buscam a concretização dessa idealização? Teve ainda, como objetivo geral, analisar a percepção das mulheres jovens sobre o seu corpo real e o corpo ideal. Os objetivos específicos foram investigar as insatisfações das mulheres com o seu corpo real; especificar a percepção da participante sobre modelo do corpo ideal feminino; compreender a percepção das mulheres sobre as influências que teve ou tem na busca pelo corpo idealizado; identificar os sentimentos das mulheres em relação ao seu corpo real e ao corpo idealizado; conhecer as estratégias que utilizam para alcançar o corpo ideal.

A busca incessante por esse corpo idealizado é representado por uma falta, que se busca sanar (a falta), para a própria satisfação. É pensando nessa busca pelo corpo ideal que este trabalho foi realizado, pois se acredita que é relevante compreender a relação de mulheres jovens com os seus corpos e as produções derivadas dessa percepção, produções muitas vezes de negação do próprio corpo, de mutilações, de sofrimento físico e psíquico. A Psicologia pode e deve dizer algo a respeito disso.

METODOLOGIA

A pesquisa qualitativa, quanto ao objetivo é descritiva e tem o delineamento de estudo de caso. Segundo Deslandes, Gomes e Minayo (2012, p.21) “a pesquisa qualitativa trabalha com o universo dos significados, dos motivos, das aspirações, das crenças dos valores e das atitudes”. O único critério utilizado na escolha da amostra foi que fossem utilizadas mulheres jovens na faixa etária de dezoito a vinte e nove anos que se submeteram ou se submetem a transformações corporais como cirurgias, musculação, atividades físicas, procedimentos estéticos e dietas, sendo ouvidas três mulheres.

As participantes foram contatadas através do telefone e redes sociais e convidadas a participar da pesquisa, as entrevistas foram realizadas mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, com a autorização das mesmas, posteriormente as entrevistas foram gravadas, transcritas e descartadas. Foram feitas onze perguntas abertas onde as entrevistadas puderam pensar e expor suas experiências. Para Triviños (1987, p. 146) “a entrevista semi-estruturada tem como característica questionamentos básicos que são apoiados em teorias e hipóteses que se relacionam ao tema da pesquisa”. Desta forma o questionamento daria a possibilidade de novas hipóteses surgidas a partir das respostas do sujeito. Para a análise dos dados foi usada à técnica de analise de conteúdo proposta por para Bardin (2009), a análise de conteúdo, enquanto método é um conjunto de técnicas de análise das comunicações que utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens.          

        

 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Para atender os objetivos propostos na investigação foram entrevistas três sujeitas, a sujeita 1 tem dezenove anos é estudante do primeiro semestre de publicidade e propaganda, solteira, atualmente mora com a tia materna para poder estudar já que os familiares moram em uma cidade menor, e é professora de inglês. A sujeita 2 tem dezoito anos, esta no primeiro semestre de fisioterapia, atualmente esta namorando, mora com os pais e não trabalha. A sujeita 3 tem vinte e quatro anos, esta em uma união estável, formada em educação física, trabalha em uma academia como personal treiner.

Os resultados obtidos na pesquisa foram organizados em quatro categorias: Categoria A- insatisfações com o corpo real; Categoria B-corpo ideal feminino; Categoria C- influencias e estratégias sobre o corpo ideal; e Categoria D- sentimentos corpo ideal e real.

Segundo Amaral (artigo online) na sociedade contemporânea percebe-se que alguns valores têm adquirido grande importância social, dentre os quais se destacam beleza e juventude. O corpo tornou-se alvo de investimentos, e a mulher na busca desse corpo ideal, busca nos novos métodos estéticos e tecnologias para fazer o remodelamento corporal na busca do tão esperado corpo ideal, sem pensar nas muitas consequências e mudanças que esse novo corpo pode proporcionar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (184.4 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com