TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mulher e seu corpo e sua promoção à saúde

Por:   •  23/4/2015  •  Dissertação  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

http://www.uniara.com.br/ageuniara/artigos.asp?Artigo=4570

https://www.ufmg.br/boletim/bol1231/pag6.html

http://www.pcom.com.br/blog/a-imagem-da-mulher-na-midia-e-as-consequencias-projetadas-para-a-sociedade/

http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43nspe2/a30v43s2.pdf

Tema:  A mulher e seu corpo e a promoção de sua saúde

Título: O corpo “perfeito”

45 e 55 linhas times new roman 12 espaçamento 1,5 entre as linhas.

Além da mulher e seu corpo terem passado por muitas dificuldades em prol de sua saúde, como recursos para a mesma, agora é a saúde da mulher que está em perigo por conta da busca pelo corpo perfeito, que no fundo está nos olhos de quem vê, no qual pode trazer sérios riscos. Desde 1980, época em que a beleza ganhou mais espaço nos holofotes, a mídia impõe na sociedade um padrão de estética.

O Brasíl é o segundo país a realizar mais cirurgias plásticas no mundo, sendo a maioria de lipoaspiração seguido de intervenções na mama, perdendo ainda pelo Estados Unidos. Uma pesquisa feita no ano de 2010, realizada pelo IBOPE, apontou que mais de 1700 pessoas por dia se entregam as mesas de cirurgia no país, e é muito provável que esse número tenha duplicado até este ano de 2014.

O corpo passou por diversos ideais no decorrer da história, e realmente, cada país, com sua determinada cultura, possui uma imagem do que é “belo”, sem contar com as diferenças de épocas. Enquanto as mulheres daqui fazem dieta para emagrecer, as da Mauritânia fazem para engordar. Com apenas 5 anos de idade, as meninas são levadas à campos específicos para ganhar peso, consumindo em média 16 mil calorias por dia. Mas, existe uma coisa em comum entre todas essas sociedades, e épocas, uma característica que acompanha principalmente as mulheres há muito tempo: a insatisfação. E isso é normal, assim como a vaidade, mas quando ela se torna mais importante que a própria felicidade, ou ainda que a própria saúde, aí a coisa fica séria. Destruindo a autoestima, as mulheres ficam obcecadas em alcançar o padrão tão desejado de beleza, o corpo perfeito, e com tal finalidade acabam ultrapassando sem perceber os limites do bom senso, e por isso cada vez mais vemos pessoas com expressões alteradas e plastificadas, porém eternamente insatisfeitas com a aparência. E os principais motivos responsáveis por essa jornada estética são a influência da mídia, opinião alheia, vaidade em excesso, medo de envelhecer entre outros. Mas o fato com maior peso, segundo a visão de especialistas, é o vazio existencial. Assim, as plásticas nunca serão suficientes, como na maioria das vezes os problemas são psicológicos e não físicos.

 Nessa busca pela perfeição, milhares de mulheres, adolescentes, e idosas ficam escravas de diversos tratamentos, exercícios físicos em excesso, cirurgias plásticas e uma infinidade de cosméticos. Que em casos mais graves pode vir a desenvolver o Transtorno Dismórfico Corporal, ligado ao físico, é uma doença em que a imagem refletida no espelho não é a imagem que a mente vê. A Anorexia Nervosa pode ser considerada um caso desse Transtorno, no qual a pessoa se vê muito mais gorda do que de fato é, e não acredita nas pessoas que dizem-lhe o contrário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com