TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mulheres em Situação de Violência Domestica: Limites e possibilidades de enfrentamento resumo

Por:   •  28/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 2

Mulheres em situação de violência domestica: Limites e possibilidades de enfrentamento

A violência contra a mulher seja ela qual for, não é um fato recente ela já acontece a muito tempo, mas o maior mito que ocorre em volta desse fenômeno, é imaginar e dizer que tal violência se restringe apenas às classes de menor poder econômico. Através de pesquisas nacionais e internacionais pode se constatar que esse fenômeno é antigo, e presente em todas na classes econômicas.

Podemos observar que a uma forte tendência, especialmente em nossa sociedade, de tratá-lo como um fenômeno de pouca importância e restrito ao âmbito das relações interpessoais. Existe um provérbio popular famoso que nos da um exemplo disso: “Em briga de Marido e Mulher ninguém mete a colher”.

É importante dizer e deixar claro que a violência domestica praticada contra a mulher é um fenômeno grave, que trás conseqüências físicas e psicológicas para a vitima e também para aqueles que a cercam, como as crianças e adolescentes que presenciaram a agressão. Tal violência é rotineira e de longa duração, pois freqüentemente demora algum tempo para que a mulher chegue a denunciar. No Brasil somente na década de 70 foi possível a publicização deste fenômeno; os movimentos feministas, articulados a outros movimentos sociais, puderam de forma mais enfática denunciar as atrocidades nos lares de milhares de mulher.

Inúmeros são os relatos de mulheres vitimas da violência domesticas, relatando a convivência por anos em uma relação violenta, seja com o ex-companheiro seja nas famílias de origem. Diversos depoimentos dessas mulheres corroboram estudos nacionais e internacionais que evidenciam, através de diferentes índices o quanto o lar tem sido um lugar perigoso para as mulheres

O fator cultural se mostra influente nas relações jurídicas, de modo que o Direito pode se configurar em um limite à superação da violência doméstica. A baixa autoestima das mulheres violentadas, bem como a falta de estrutura das DEAMs e carência de “Casas de Abrigo”, também é apontada como um limite de sobrepujança dessa realidade. Quanto à possibilidade de enfrentamento, afirma-se a importância de ações educativas no processo de conscientização social e superação da realidade sexista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com