TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Mulheres idosas e violência doméstica

Por:   •  2/11/2017  •  Tese  •  47.337 Palavras (190 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 190

Instituto Politécnico de Beja[pic 1][pic 2]

Escola Superior de Educação de Beja

Mestrado em Psicogerontologia Comunitária

Mulheres idosas e violência doméstica

Elaborado por:

Jaciara P. Oliveira

Beja

Maio, 2017


Instituto Politécnico de Beja[pic 3][pic 4]

Escola Superior de Educação de Beja

Mestrado em Psicogerontologia Comunitária

Mulheres idosas e violência doméstica

Elaborado por:

Jaciara P. Oliveira

Orientado por:

Professor Doutor José Pereirinha Ramalho

Coorientado por:

Professor Doutor Miguel da Conceição Bento

Beja

Maio, 2017


Agradecimento

A realização desta investigação só se tornou possível devido à participação de vários intervenientes, aos quais quero expressar o meu sincero agradecimento por terem contribuído na realização deste trabalho.

Desta forma, as minhas palavras de apreço e gratidão vão para:

-As mulheres idosas que foram vítimas de violência em contexto familiar, que por mais doloroso, narraram as suas histórias de uma forma que só quem viveu intimamente com a violência conseguem expressar com tanta veracidade e de maneira muito especial. A vocês mulheres guerreiras, os meus agradecimentos por fazerem parte desta investigação;

- Aos técnicos representantes de entidades de protecção de mulheres vítimas de violência em contexto familiar que contribuíram nesta investigação;

-Aos meus orientadores, Doutor José Pereirinha Ramalho e Doutor Miguel da Conceição Bento, pela dedicação, total disponibilidade e simpatia com que sempre me receberam, pelas vossas sugestões sempre pertinentes, pelos seus ensinamentos e pelo incondicional apoio durante a realização desta investigação. “…dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única.” (AlbertSchweitzer);

- Ao Sr. António Mendonça, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vidigueira, pela amizade e simpatia e pelo incentivo e confiança que sempre em mim depositou;

- Às Técnicas da Santa Casa da Misericórdia, Psicóloga Dr.ª Luciabela Lança, Directora Técnica da Casa de Abrigo (C.A), Assistente Social Dr.ª Elsa Cristina Pelúcia e a Assistente Social Dr.ª Isabel Machado Palma, esta ultima Directora Técnica do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD). A todas agradeço pela disponibilidade e ânimo que me dedicaram ao longo desta caminhada;

- A toda a equipa de trabalho da Casa de Abrigo;

- Aos meus pais, irmãos e sobrinhos que mesmo distantes torcem por mim;

- Aos meus filhos e esposo (meu tudo) que sempre estiveram ao meu lado, incondicionalmente. Sempre me fazendo acreditar que chegaria ao final desta etapa, pois somos uma família;

- A Deus, que sempre me fortaleceu quando mais precisei.

A todos que sintam que participaram nesta investigação e cuja referência não foi feita, recebam o meu agradecimento. Bem-haja a todos!


Siglas

APAV- Associação Portuguesa de Apoio à Vítima

CA- Centro de Acolhimento

CEDAW – Comité para a Eliminação de todas as formas de Discriminação contra a Mulher

CIG –Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género

GAPGabinete de Apoio à Vítima

GNR – Guarda Nacional Republicana

INE- Instituto Nacional de Estatística

NAV-Núcleo de Atendimento de Apoio à Vítima

OMAObservatório de Mulheres Assassinadas

OMS – Organização Mundial de Saúde

PSP – Polícia de Segurança Pública

UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta

VD- Violência Domestica


“Não temos mais tempo ou necessidade para isso, agora somos casados, podemos deixar as carícias para depois. E o facto é que esse depois dificilmente vem. A rotina só aumenta, o tempo de um para com o outro só diminui”.

Borges (s/d: 02).


Resumo

Neste trabalho de projecto procuramos dar ênfase a uma problemática que atinge uma grande parcela da sociedade: a violência doméstica sobre as mulheres idosas.

Para além da exploração teórica de um conjunto de conceitos inerentes à problemática em análise, procura-se conhecer a violência doméstica através das narrativas em primeira pessoa das (mulheres idosas) e as estratégias utilizadas pelos técnicos para a inclusão social destas, conforme as políticas públicas o que constitui o objectivo fulcral desta investigação.

No decorrer deste trabalho, surgiua necessidade de criação de uma “Associação de Artes e ofícios”, como resposta à problemática abordada e que apresenta na parte final do documento.

PALAVRAS-CHAVE: Casa de Abrigo, Comunidade,Envelhecimento, Família, Inclusão Social eViolênciaDomestica.


Abstrat

In this project, we seek to emphasize a problem that affects a large part of society: domestic violence against older women.

In addition to the theoretical exploration of a set of concepts inherent in the problematic under analysis, it is sought to know domestic violence through the first-person narratives of (elderly women) and the strategies used by the technicians for their social inclusion, according to public policies Which is the central objective of this investigation.

In the course of this work, the need arose for the creation of an "Association of Arts and Crafts", as a response to the problem addressed and presented in the final part of the document.

Keywords:Shelter, Community, Aging, Family, Social Inclusion and Violence.


Índice

Agradecimento        i

Siglas        iii

Resumo        v

Abstrat        vi

Índice de Quadros        ix

Índice de Tabelas        ix

Índice de Figuras        ix

Índice de Gráficos        ix

Índice de Apêndices        x

Introdução        1

Capitulo I Violência em contexto doméstico        4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (330.2 Kb)   docx (722.2 Kb)  
Continuar por mais 189 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com