TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODO ABA

Casos: MÉTODO ABA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

O método ABA consiste no ensino intensivo e individual das habilidades que um indivíduo necessita para ser o mais independente possível, visando é claro sua qualidade de vida. Os progressos são avaliados frequentemente, usando métodos de medição e observação direta. Ao longo das sessões, são sempre elaborados registros rigorosos e detalhados, sendo os dados colocados em gráficos para permitir uma avaliação visual da evolução de cada competência e de cada comportamento desadequado, que fazem parte dos objetivos da terapia.

O uso da Análise Comportamental Aplicada voltada para a educação especial, baseia-se em diversos passos: 1- avaliação inicial, 2- definição de objetivos a serem alcançados, 3- elaboração de programas/procedimentos, 4- avaliação do progresso.

Em todas as etapas, são observadas as aprendizagens de habilidades e a redução de comportamentos desafiadores. A maioria dos programas da ABA é altamente estruturada. Comportamentos e habilidades específicas baseiam-se em um currículo estabelecido. Cada habilidade é dividida em pequenas etapas, e ensinada utilizando-se comandos, que são gradualmente eliminados conforme as etapas são vencidas. Cada vez que a criança atinge o resultado desejado, ela recebe um reforço positivo, como um elogio verbal ou algo que seja altamente motivador para a criança. Os programas de ABA muitas vezes incluem apoio para a criança no ambiente escolar, com um assistente individual para direcionar a transferência sistêmica de habilidades, para um ambiente escolar normal. As habilidades são divididas em partes manejáveis e construídas gradualmente, para que a criança aprenda a aprender em um ambiente natural. O tratamento comportamental caracteriza-se, pela experimentação, registro e constante mudança. Durante o ensino, cada comportamento apresentado pela criança é registrado de forma precisa para que se possa avaliar seu progresso.

A lista de objetivos a serem alcançados é definida pelo profissional, juntamente com a família com base nas habilidades iniciais do indivíduo. Assim, o envolvimento dos pais e de todas as pessoas que participam da vida da criança é fundamental durante todo o processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com