TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Comportamental Aplicada (ABA) Sua Aplicação na Educação Especial

Por:   •  25/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

ABA, sua aplicação na Educação Especial

Analise Comportamental Aplicada (ABA) que originou-se do Behaviorismo que é o estudo, a observação e a explicação da relação entre o ambiente, o comportamento humano e a aprendizagem . Teve como origem  cientistas e filosofos que ajudaram  B. F Skinner elabora esse método .  Segundo  Michael (1993) a Analise do Comportamento não resumi a somente a  Skinner, apesar  do seu papel significativo no desenvolvimento  da Analise Comportamental Aplicada.

Analise Comportmental Aplicada (ABA) é um ensino intensivo e individual das habilidades de um indivíduo,  cujo o objetivo  é relacionar a ação do organismo  com o ambiente. Desse modo ajundando o individuo a ajustar  seu comportamento junto ao ambiente social, eliminando assim um comportamento inadequadro. Para que isso venha acontecer é necessário a presença de um mediador ajundando, mostrando e possibilitando o aprendizado conforme a criança apresenta a sua dificuldade.

Com o método  (ABA) permite que  o indivíduo obetenha apredizando no comportamento verbal , e consequentemente o indivíduo  que está ausente  do perímetro natural possa a vir a se socializar e se relacionar com o mundo externo que ostenta a sua volta.

O avanço  e o reconhecimento da sua importancia faz com que o método  ABA seja adota pelas as escolas. Por tanto para que os resultados sejam positivos é indispensável um corpo docente orientado  dentro da Analies. É necessário registrar através de foto, videos e anotações os comportamentos da criança durante a analise assim podemos perceber os erros e assim mudar o ambiente para que possamos corrigi-los, facilitando o relacionamento do aluno com o ABA.

A criança mostra um progresso a cada atividde desenvolvida.  Assim podemos afirmar a ressocializanção desse indivíduo para o mundo externo e o avanço de seu apredizando e ate mesmo o seu  ambiente natural.

Passos que caracterizam o método

        A Analise Comportamental Aplicada é caracterizada por quatro passo.

1- Avaliação inicial, 2- Definição dos objetivos, 3- Elaboração de programas (procedimentos) 4- Avaliação do programa.

Avaliação inicial é feita para identificar quais são as habilidades do indivíduo e avaliar o seu comportamento. Essa avaliação inicial é a mais crítica, pois nela vamos estabelecer os objetos e os programas a serem usados na analise. São costante os monitoramentos e a avaliação, uma vez que os objetivos não satisfatórios, será estabelecida uma nova avaliação. Após feita a primeira avaliação segue para os três outros passos. Esses quatros passos são fundamentais e não se encera no quarto passo, já que um é consequencia do outro.

Conclusão

O método ABA procura introduzir atráves da analise, comportamentos adequados para regularizar os inadequados. Isso é feio de maneira congruente sempre seguindo as regras. A presença da família é essencial para que junto com o profissional possam a listar os objetivos para essa criança. O processo não é prodigioso e nem rápido porem é eficaz.

Podemos concluir que o objetivo esperado com o ABA é modificar o comportamento do indivíduo para que o mesmo ingresse no mundo externo e saiba a se relacionar com a sociedade e até mesmo no seu ambiente familiar, proporcionando um desenvolvimento  melhor no aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (87.3 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com