TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise do Comportamento Aplicada ABA

Por:   •  20/12/2020  •  Artigo  •  6.473 Palavras (26 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 26

TCC

Universidade de Fortaleza

4 de Dezembro de 2014

Ludoterapia Centrada na Criança: Um estudo acerca do brincar terapêutico no processo de psicoterapia clínica infantil.

Tamara Raisa Maia Rodrigues (1), Xênia Diógenes Benfatti (2), Marília Barreira (3)

1. Estudante da Universidade de Fortaleza – UNIFOR

2. Professora Orientadora - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

3. Co-orientadora – Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

tamaramaia_@hotmail.com

Palavras-chave: Psicologia, Ludoterapia, Abordagem Centrada na Criança e Psicoterapia Infantil.

Resumo

O presente artigo se propõe a realizar uma revisão bibliográfica referente ao processo de Psicoterapia Infantil, a luz da Abordagem Centrada na Criança, destacando a Ludoterapia proposta por Virginia Axline. Para tanto é feito uma discussão contemporânea a respeito da infância e do ato de brincar, abordando um resgate histórico do conceito de infância e apresentando os benefícios da brincadeira.  

A partir da Abordagem Centrada na Criança, este trabalho busca apresentar os fundamentos e princípios fundamentais norteadores para o processo de Psicoterapia Infantil.

Introdução

O ato de brincar representa a ação espontânea da criança que se encontra em constante desenvolvimento. Fonte de divertimento e de expressão natural, o brincar para Affonso (2012), proporciona o desenvolvimento cognitivo, físico, emocional, afetivo e social da criança. Dessa forma, é despertada a sua criatividade, a concentração, a autoconfiança, a formação de vínculo, entre outros aspectos que contribuem assim para o descobrimento do mundo da própria criança.

De acordo com Affonso (2012), a terapia por meio do brincar – Ludoterapia apresenta-se como uma técnica psicoterapêutica que possui seu enfoque no período da infância, considerando o brincar como fonte natural e primordial de comunicação infantil.

O presente trabalho parte do interesse de realizar uma revisão bibliográfica acerca do processo de psicoterapia clínica infantil, utilizando-se dos fundamentos metodológicos da Ludoterapia Centrada na Criança, e mais do conceito de infância e do brincar na contemporaneidade. Para tanto, serão utilizadas as principais obras e contribuições de Axline (1947 e 1964) e também as obras de psicoterapia clínica infantil, a luz da Ludoterapia Centrada na Criança.  

 O objetivo geral delineado para a investigação foi: Discutir o processo de psicoterapia clínica infantil, a luz da Ludoterapia Centrada na Criança, apresentando as principais contribuições de Virginia Axline presentes em suas duas obras publicadas.

Como objetivos específicos: Discutir acerca das concepções de infância e do ato de brincar na contemporaneidade e investigar os princípios do processo de Ludoterapia Centrada na Criança, com foco na clínica de psicoterapia infantil, partindo das concepções de Virginia Axline, considerando a importância das obras da autora para o desenvolvimento metodológico da Abordagem Centrada na Criança.

As análises bibliográficas realizadas estão aqui apresentadas em quatro sessões: Na primeira, discorre-se sobre a metodologia utilizada; na segunda sobre a criança e o brincar, discussão sobre a infância na contemporaneidade; na terceira, tem-se o descobrimento da Ludoterapia Centrada na Criança; e o por último o processo clínico infantil, apresentando os fundamentos e princípios da Ludoterapia Centrada na Criança.

Metodologia

Para a realização do presente trabalho, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica. A respeito dessa metodologia de trabalho, Lima e Mioto (2007) consideram que:

[...] trabalhar com a pesquisa bibliográfica significa realizar um movimento incansável de apreensão dos objetivos, de observância das etapas, de leitura, de questionamentos e de interlocução crítica com o material bibliográfico, e que isso exige vigilância epistemológica (LIMA; MIOTO, 2007, p.37).

Constitui-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Sobre o método qualitativo, Godoy (1995) destaca que: “Os pesquisadores qualitativos estão preocupados com o processo [...] O interesse desses investigadores está em verificar como determinado fenômeno se manifesta nas atividades, procedimentos e intervenções diárias” (GODOY, 1995, p. 63).

No primeiro momento, identificam-se as obras e autores que falavam da infância, resgatando a história do surgimento da infância, até chegar à contemporaneidade. Essa discussão se encontra embasada nos principais autores: Áriés (1978), Jardim (2003) e Frota (2007). A respeito da temática do brincar são apresentados os benefícios da atividade lúdica e as diferenças entre o jogo e a brincadeira, partindo das contribuições de Affonso (2011), Ignácio (2014), Chateau (1987), Kshimoto (1996) e Brougere (1997).

Na segunda etapa as peças bibliográficas selecionadas relacionavam-se a Abordagem Centrada na Criança, proposta por Virginia Mae Axline (1947), visando o processo de psicoterapia clínica infantil. Há uma breve apresentação acerca da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), partindo de Rogers (1992) e Moreira (2010). É apresentado o espaço terapêutico e os recursos lúdicos, bem como a participação dos responsáveis no processo de psicoterapia infantil, contando com as contribuições de Aguiar (2005).

Por último, utilizam-se os oito princípios fundamentais da Ludoterapia, propostos por Axline (1947) como norteadores da atuação clínica do psicoterapeuta infantil.

Resultados e Discussão

  1. A criança e o brincar: Discussão sobre a infância na contemporaneidade

Atualmente é comum que haja discussões à cerca do universo infantil. Jardim (2003) destaca que estudiosos das mais diversas áreas possuem o interesse de conhecer como se dá o processo de subjetivação infantil. Questiona-se a respeito de quais seriam os impactos desse período nas demais fases da vida, como os sentimentos são vivenciados e como lidar de modo em geral com as crianças. É importante ressaltar que tais interesses fazem parte de um período histórico atual e que na verdade nem sempre foi assim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.6 Kb)   pdf (266.5 Kb)   docx (233.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com