TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos de Observação em Psicologia

Por:   •  21/2/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.279 Palavras (6 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO DE PSICOLOGIA

Métodos de Observação em Psicologia

‘Como a ansiedade pode influenciar os hábitos alimentares

dos universitários?’

Nova Iguaçu

2011

        

Universidade Estácio

CURSO DE PSICOLOGIA

Métodos de Observação em Psicologia

‘Como a ansiedade pode influenciar os hábitos alimentares

dos universitários?’

Nova Iguaçu

2011

Como a ansiedade pode influenciar os hábitos

alimentares dos universitários?

“Um pedaço de pão comido em paz é melhor que um banquete mastigado com ansiedade”. Esopo

        “Qual é o mal do século? A depressão? Não há duvida de que a depressão abarca um número assombroso de pessoas na sociedade moderna. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,4 bilhão de pessoas cedo ou tarde desenvolverão o último estágio da dor humana, o que corresponde a 20% da população do planeta. Mas, como veremos a ansiedade provavelmente atinge mais de 80% dos indivíduos de todas as idades, de alunos a professores, de intelectuais a iletrados, de médicos a pacientes.

        Sem perceber, a sociedade moderna – consumista, rápida e estressante – alterou algo que deveria ser inviolável, o ritmo de construção de pensamentos, gerando consequências seriíssimas para a saúde emocional, o prazer de viver, o desenvolvimento da inteligência, a criatividade e sustentabilidade das relações sociais. Adoecemos coletivamente. Este é um grito de alerta. (p.17 – Ansiedade, Cury Augusto – 2013)”.

        A principal característica do transtorno (Ansiedade) é o pensamento voltado para o futuro, existe a sensação permanente de que algo desconfortável ou mesmo catastrófico pode acontecer.

        Os sintomas físicos da ansiedade são muito próximos dos do estresse, surgem quando há estimo real, sinalizando que o corpo e a mente estão se preparando , sinalizando que o corpo e a mente estão se preparando para enfrentar um desafio.

        Há quem diga que comer demais pode ser um sintoma de ansiedade. Para tentar aclamar os nervos, muitas pessoas descontam nos alimentos, buscando uma fonte de prazer e alívio para os sintomas da doença. Quando estamos ansiosos, parece que a vontade de comer não passa nunca. De acordo com o psiquiatra, isso acontece porque a comida satisfaz nossos cinco sentidos.

        “Nós carregamos a idéia de que a comida é calmante. Pessoas ansiosas comem mais rápido que o normal, não dando tempo do hormônio da fome ser ativado e levar a mensagem de satisfação e saciedade ao cérebro”. (Leonard F. Verea, Psiquiatra – Instituto verea).

        A partir das informações acima, desenvolvemos um questionamento voltado para nossa realidade e é este: “Como a ansiedade pode influenciar os hábitos alimentares dos universitários?”

        Considerando relevantes os estudos sobre ansiedade, desejamos conhecer e ater-nos nas seguintes questões: existe de fato uma influência da ansiedade nos hábitos alimentares dos universitários? Se existe, como ela se dá, quais os desdobramentos na vida do universitário que sofre deste transtorno?

        Sabemos que aqueles que aceitam o desafio da vida universitária, sofrerão de certa forma alguma alteração na sua maneira de viver, as mudanças são inevitáveis, alguns reagem bem a tudo isso, outros, nem tanto.

        Sabemos e temos sempre bem próximo de nós alguém que não consegue manter boa alimentação em períodos de avaliação na universidade, outros comem desenfreadamente sem nunca alcançarem a saciedade e quando se dão conta, exageraram e passam a nutrir o peso da culpa.

        Imbuídos do desejo de dar respostas a tais questionamentos e corroborar ou não as informações citadas neste, vamos realizar a pesquisa no ambiente universitário e por meio de questionário (TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE ESCLARECIDO), contando com a participação voluntária dos universitários.

        Seguindo critérios e etapas, após a coleta de dados, os resultados da pesquisa serão analisados e publicados na área científica.

        O interesse maior é contribuir para o aumento do conhecimento na área da psicologia e também do tema abordado, possibilitando também o desenvolvimento de novas pesquisas e metodologias.

        

        

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

(CURSO DE PSICOLOGIA)

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE ESCLARECIDO

        

        Convidamos o (a) Sr (a) para participar da Pesquisa “Como a ansiedade pode influenciar os hábitos alimentares dos universitários”, que tem como objetivo saber se de fato existe essa influencia da ansiedade nos universitários, como ela se dá e quais os desdobramentos.

        Sua participação é voluntária e se dará por meio do preenchimento de um questionário. Se você aceitar participar, estará contribuindo para o aumento do nível de conhecimento na área da Psicologia, e também, para o desenvolvimento de novas pesquisas e metodologias.

        Se após consentir sua participação e mesmo assim desejar durante o preenchimento do questionário desistir, terá a liberdade de interromper a atividade. Isso não lhe trará nenhuma despesa e também não lhe dará nenhuma remuneração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (164.5 Kb)   docx (57.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com