TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negligência como fator de risco para violência sexual

Projeto de pesquisa: Negligência como fator de risco para violência sexual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 6

1. Introdução

Quando olhamos para a problemática do abuso sexual infantil (ASI), as pesquisas mostram que, geralmente, o ASI encontra-se associado a outras formas de maus tratos (MEBARAK, MARTÍNEZ, HERRRA e LOZANO; 2010). Partindo deste princípio, o presente trabalho visa correlacionar à negligência como um fator de risco para o ato abusivo em crianças e adolescentes sendo divido em quatro pontos axiais. O primeiro deles se refere a apresentação de conceitos sobre abuso sexual infantil, como se estabelece para a vítima e suas consequências. Em segundo lugar, conceito sobre negligência e suas ramificações serão expostos; terceiro, será feita uma breve correlação de como a negligência pode ser um fator de risco para o acontecimento de um ato abusivo e por fim, serão sugeridas intervenções.

Continue lendo: A Negligência como Fator de Risco Para o Abuso Sexual

Os Efeitos do Divórcio na Família com Filhos Pequenos

Escrito por Mariana Monteiro Silva Santos | Publicado em: 11 de Abril de 2014

Categoria: Psicologia Jurídica

Avalie este Artigo:

Resumo: A família considerada como um sistema, cada membro da família está interligado, quando ocorre a mudança em um membro, afetará mudanças em todos os outros membros. Desta forma, a experiência do divórcio, na vida de um casal, afetará com certeza a homeostase de todos que fazem parte deste sistema. O presente trabalho tem por objetivo estudar e contribuir com os casais que enfrentam o divórcio, entendendo como a atitude e a comunicação desta vivência pode influenciar a vida afetiva dos filhos pequenos. As leituras realizadas permitiram inferir que as alterações afetivas na vida dos filhos provocadas pela vivência do divórcio dos pais são intensas e duradouras, comprometendo seus relacionamentos futuros e demais condições emocionais. Portanto, é fundamental que, a experiência do divórcio seja vivida pelo casal que a enfrenta de forma equilibrada, com maturidade e respeito, para que sejam amenizadas as consequências emocionais desta vivência que pode causar danos à todos, facilitando o enfretamento do sofrimento e das dificuldades que dificultam o processo de adaptação às novas construções familiares.

Palavras-chave: Divórcio, Família, Filho Pequeno.

Continue lendo: Os Efeitos do Divórcio na Família com Filhos Pequenos

A Adolescência e a Criminalidade: Crime Passional

Escrito por Kintombo Alberto Pedro | Publicado em: 18 de Dezembro de 2013

Categoria: Psicologia Jurídica

Avalie este Artigo:

1. Introdução

O presente trabalho visa abordar aspectos relacionados com a problemática da criminalidade na adolescência, concretamente sobre crime passional. Neste caso, ela aborda toda uma visão entre os aspectos ligados a personalidade da vítima e a do agressor.

Neste trabalho, abordaremos situações que envolvem toda uma dinâmica da conduta dos adolescentes e a sua manifestação criminal. E abordaremos os aspectos ligados aos distúrbios de personalidade.

Continue lendo: A Adolescência e a Criminalidade: Crime Passional

Pedofilia na Internet

Escrito por Gabriel Geovanne Rodrigues de Castro Ferreira | Publicado em: 17 de Outubro de 2013

Categoria: Psicologia Jurídica

Avalie este Artigo:

Resumo: O que a sociedade nos oferece para que estejamos sempre findos em nosso desejo, porém ao mesmo tempo estamos sempre à procura de algo que nos sacie? Somos nós os perversos ou a sociedade nos obriga a tal conduta? O que procuramos nas relações on-line que não encontramos nas relações sociais, naturais ou cara-a-cara? Quem os predadores, agressores sociais e sexuais que estão à espreita esperando o próximo click dado por uma criança desavisada, desestruturada ou mesmo carente de normas e leis? Este sujeito é o pedófilo que agora encontrara na internet ou meio obscuro, torpe, frio e perverso para atrair, assediar e molestar suas vítimas que, muitas das vezes não compreendem o perigo a que estão se submetendo ao aceitar e compartilha sua vida social, familiar e, até mesmo, íntima nas redes sociais. Evidenciaremos no decorrer do texto que não pretendemos esgotar as questões levantadas acerca do comportamento tanto das vítimas quanto de seus algozes, tampouco oferecer chavões ou receitas para tal problemática que perpassa questões Éticas, sociais, técnicas cujo fórum social, antropológico, psicológico e psicanalítico a que está intrínseco. A pedofilia na internet é uma realidade em nossa sociedade e merece ser discutida sob o crivo da razão tanto para que seja de fato compreendida, desmitificada para tanto combatê-la com mais eficácia. Nosso interesse será analisar o comportamento pedófilo em nossa sociedade: seus fatores preponderantes, suas vicissitudes e possíveis soluções para tal comportamento. Tudo à luz da Psicanálise, da Sociologia criminal e Criminologia. O impacto deste comportamento na Internet, suas ações, métodos, recursos para minimiza esse comportamento e possíveis consequência que podem acarretar no comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com