TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neurociencia

Exames: Neurociencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  1.348 Palavras (6 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade Anhanguera de Dourados

Psicologia

Ana Lucia Morales Pereira RA: 7433679966

Beatriz Souza RA: 2289328418

Débora Borges Gama RA: 7298612722

Elder Santos RA: 7297610561

Leydiane Rebeca Marçal RA: 7254595616

Rosimeire Silva Mota RA:7217576118

Depressão na Sociedade Moderna

Dourados/MS

Dourados- 30 de Setembro de 2013

Ana Lucia Morales Pereira RA: 7433679966

Beatriz Souza RA: 2289328418

Débora Borges Gama RA: 7298612722

Elder Santos RA: 7297610561

Leydiane Rebeca Marçal RA: 7254595616

Rosimeire Silva Mota RA: 7217576118

Depressão na Sociedade Moderna

Trabalho de atividade pratica supervisionada apresentado a Faculdade Anhanguera de Mato Grosso do Sul, curso de Psicologia, referente a disciplina a Neurociência Básica. Sob a orientação do Profº Rafael.

Dourados/MS

Dourados- 30 de Setembro de 2013

1. Introdução

O sistema nervoso, junto com sistema endócrino, são responsáveis pela maioria das funções, recebem o nome de neurônios as principais células que compõem todo este sistema. De cada corpo do neurônio sai prolongamentos onde são chamados de dendritos e o axônio esses prolongamentos funcionam como se fossem fios que levam os impulsos nervosos captados pela visão, olfato, audição, tato e pelo paladar.

O cérebro humano vive em movimento constante para que possamos obter resultados como exemplo, manifestação de alegria ou tristeza. Em nosso neurônio temos uma função de passar e receber estímulo que se da o nome de Sinapse. Existem substancias químicas sintetizadas e liberada pelos neurônios onde recebe o nome de neurotransmissores, e faz um papel importante no nosso sistema nervoso.

2. Desenvolvimento

Os neurotransmissores são armazenados em vesículas neuronais, o neurotransmissor pode ser reaproveitado pelo próprio neurônio que a liberou podendo também re-armazenar novamente em vesículas neuronais recém sintetizadas. Os neurônios sempre têm que estar à disposição para que esses neurotransmissores sejam sintetizados a qualquer momento, quando são sintetizados e não utilizado o neurotransmissor precisa ficar armazenado a espera de um momento certo a ser liberado. Temos como principais neurotransmissores:

• Acetilcolina que estimula o impulso a ser transmitido, se não tivermos as vitaminas essenciais em nosso organismo e contribui para falta de concentração e esquecimento, também relacionada ao sexo controlado a pressão sanguínea e o batimento cardíaco durante a relação.

• Endorfina é um calmante natural alivia dores produz sinais elétricos que vão da coluna espinhal ao cérebro, a quantidade de calmante que tem a endorfina é relacionada à quantidade de dopamina.

• Dopamina é um inibidor dependendo do local onde atua deixa a pessoa mais calma, comprometer as quantidades do neurotransmissor pode resultar em pensamentos incoerentes, como na esquizofrenia.

• Noradrenalina é definida por algumas bibliografias como hormônio precursor com efeito estimulante na lipólise e faz com que aumente o nível de gordura no sangue.

• Serotonina é o hormônio e o neurotransmissor envolvido principalmente na excitação de órgão, e de vasos sanguíneos, algumas funções incluem o estímulo dos batimentos cardíacos, como o início do sono e a luta contra a depressão. A serotonina também controla a luz durante o nosso sono. O excesso de produção de serotonina ocorre durante a síndrome carcinóide.

Os seres humanos se entristecem ou se alegram com muita facilidade, conforme o acontecimento do seu dia-a-dia, e com isso em algumas pessoas se tornam excessivas de forma significativa em seu cotidiano. A depressão é um problema de saúde pública.

Quimicamente, a depressão é causada por um defeito nos neurotransmissores responsáveis pela produção de hormônios como a serotonina e endorfina, que dão a sensação de conforto, prazer e bem estar.

A grande maioria das pessoas não dá valor a essa patologia que nos últimos anos vem se tornando muito comum na sociedade, é quando começam a dizer que é frescura só da em pessoas fracas e não é dessa maneira que acontece, é de maneira simples onde o cérebro é formado por inúmeras células que se comunicam entre si através de substâncias químicas chamadas de neurotransmissores e por algum motivo eles não estão sintetizando como deveria como sintomas podendo perceber basicamente com diminuição geral do nível de energia da pessoa.

A pessoa com Depressão normalmente ela está completamente indecisa com relação a tudo, temos como tratamentos antidepressivos que corrigem o metabolismo dos Neurotransmissores.

As causas de depressão são múltiplas, de maneira que somadas podem iniciar a doença. Deve-se a questões constitucionais da pessoa, com fatores genéticos e neuroquímicos (neurotransmissores cerebrais) somados a fatores ambientais, sociais e psicológicos, como:

-Estresse

-Estilo de vida

-Acontecimentos vitais, tais com crises e separações conjugais, morte na família, climatério, crises da meia idade, entre outros.

O diagnostico clinico da depressão é a tristeza quando não acaba mais, uma doença que ataca tão sub-repticiamente, que a maioria dos que sofrem dela nem percebem que estão doentes. De cada dez pessoas que procuram o médico, pelo menos uma preenche os requisitos para o diagnóstico de depressão.

Do início insidioso, a depressão evolui continuamente para quadros que variam de intensidade e duração. Nos casos mais simples, a pessoa pode curar-se por conta própria em duas a quatro semanas. Passado esse período sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com