TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Neurociência E Suas Contribuições Para A Intervenção Psicopedagogica

Artigo: A Neurociência E Suas Contribuições Para A Intervenção Psicopedagogica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2013  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  399 Visualizações

UNIVERSIDADE DE UBERABA

Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia

Módulo: A Neurociência e suas contribuições para a intervenção psicopedagogica

Aluna: Juliana Andrade

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO

Aprendizagem e Neurociência

Aprendizagem é a informação nova que se relaciona como a que já existe. É a interação de conhecimentos antigos com conhecimentos atuais, destacando a importância de cada um deles.

A aprendizagem está inevitavelmente ligada à História do Homem, à sua construção enquanto ser social com capacidade de adaptação a novas situações.

A Neurociência contribui com a educação ao estudar o Sistema Nervoso Central (SNC), a organização funcional e as áreas especializadas do cérebro responsáveis pela recepção, processamento, sedimentação e recuperação das informações. Por meio desses estudos temos conhecimento sobre como o ser humano aprende, se comporta e se relaciona com esse aprendizado.

O processo de aprendizagem ocorre se essas funções mentais estiverem íntegras e, no caso da aprendizagem escolar se as práticas pedagógicas forem planejadas com base no conhecimento de como se aprende e de como se deve ensinar.

A Educação dialoga com a área da Neurociência Cognitiva que contribui para o desenvolvimento de ações pedagógicas que norteiam a identificação das necessidades educativas dos alunos e as possibilidades de intervenção, assim como desenvolver estratégias de ensino que estimulem o cérebro potencializando a aprendizagem, inclusive daqueles que não apresentam dificuldades, promovendo a efetiva inclusão de todos os alunos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com