TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neurociencia Basica

Ensaios: Neurociencia Basica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  2.268 Palavras (10 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

Psicologia/2° Período

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Professora: Ellen Muniz

Aluno: Sarah Lorena Lopes

RA:6271238960

ANÁPOLIS/2013

1-O que é o “processamento dual”(dual processing) que está sendo revelado pela neurociência cognitiva atual?

O processamento dual, busca explicar a diversidade dos pensamentos, sentimentos e comportamentos das pessoas a partir do entendimento de como as pessoas processam as informações e de como variáveis podem influenciar esse processamento.

Os pesquisadores dessa área formularam modelos teóricos que buscaram explicar as operações mentais envolvidas no comportamento social das pessoas. Muitos modelos de processamento da informação foram sistematizados por diversos autores nos últimos anos, mas, em geral, boa parte das propostas compartilha de algumas características comuns. Para fins didáticos, podemos nos referir à esses pontos comuns entre os modelos como constituintes do Modelo Duplo de Processamento da Informação.

Mais antigo do ponto de vista evolutivo, o Sistema 1 representa um sistema de processamento de informação mais rápido, inconsciente e inflexível, envolvido, por exemplo, na formação das primeiras impressões que criamos de outras pessoas. Algumas áreas cerebrais como a amígdala, o córtex pré-frontal ventromedial, os gânglios basais e o córtex temporal lateral parecem estar especialmente relacionadas à este sistema

O Sistema 2, entendido por alguns autores como sendo único do ser humano e responsável pela nossa capacidade de pensamento abstrato descontextualizado (Evans e Frankish, 2009), representa um sistema de processamento de informação mais lento, consciente e flexível, que pode atuar, por exemplo, quando estamos realizando cálculos durante um exercício de matemática. Esse sistema tem sido relacionado com áreas cerebrais como o córtex pré-frontal lateral, o lobo temporal medial e o córtex parietal lateral (Fiske e Taylor, 2008).

2-Para quantas informações atentamos conscientemente ao mesmo tempo? Sono e sonhos

A consciência simples, sem outros elementos adicionais, pode dar acesso a um reconhecimento acurado das coisas, ( Baars, 1997), entre as quais a qualidade onírica daquilo que se percebe. No sonho lúcido, o sonhador está consciente de que sonha enquanto o sonho se processa, podendo raciocinar claramente, recordar-se de sua vida vígil, agir reflexivamente cumprir metas previamente estabelecidas lembrar-se de instruções obtidas antes do sono.

3-Como nossos ritmos biológicos influenciam nosso funcionamento diário, nosso sono e nossos sonhos?

O processo do sono é comandado por um relógio biológico programado num ciclo de 24 horas. Todo esse mecanismo é adaptado geneticamente e seu desenvolvimento depende de alguns fatores externos, como tipos de colchões, hábitos e vida social.

Segundo especialistas, a peça-chave dessa sincronia é um hormônio produzido no cérebro pela glândula pineal chamado melatonina. Existe uma fase do sono em que á atividade do cérebro acelera e inicia o processo de formação dos sonhos, é quando o cérebro faz um tipo de faxina na memória, guardando as informações importantes recebidas durante o dia e joga fora as informações desnecessárias.

4-Qual é o ritmo biológico do nosso sono?

O processo do sono é composto por cinco fases. A primeira fase é a do adormecimento, o que pode durar até quinze minutos. É como uma espécie de zona intermediária entre estar acordado e dormindo.

O cérebro produz ondas irregulares e rápidas, a tensão muscular diminui e a respiração se torna mais leve. A segunda fase é a de um sono mais leve. A temperatura e os ritmos cardíacos e respiratórios diminuem e a pessoa é definitivamente conduzida ao limite entre estar acordada e dormindo. Na terceira fase o corpo já começa a entrar em um sono profundo, onde as ondas cerebrais diminuem o ritmo. A quarta fase é a do sono profundo quando o corpo repõe as energias do desgaste diário. Nesta fase é que o organismo libera os hormônios ligados ao crescimento e executa o processo de recuperação de células e órgãos. A quinta fase é quando a atividade do cérebro acelera e inicia o processo de formação dos sonhos. É quando o cérebro faz um tipo de faxina na memória, guardando as informações importantes recebidas durante o dia e joga fora as informações desnecessárias.

5-Como a falta de sono nos afeta?

Em geral, um indivíduo adulto necessita dormir até oito horas por dia. Porém, não é estabelecida uma regra quanto a duração do sono. Cada pessoa tem seu próprio ritmo.

Porém, se esse ritmo for alterado, alguns problemas surgem somo resposta à essa alteração.

Fuso horário, pessoas que tem maior energia ao entardecer ou que trabalham durante à noite, são fatores que contribuem para o surgimento de problemas de sono, tais como: Insônia, ronco, apnéia, bruxismo, narcolepsia.

6- Qual é a função do sono?

É durante o sono que o organismo recupera o desgaste físico e mental, e ainda cumpre tarefas essenciais para o seu bom funcionamento.

Uma noite mal dormida é de efeito semelhante a uma leve embriaguez. Prejudica a coordenação motora e a capacidade de raciocínio.

7- Quais são os principais distúrbios do sono?

Insônia - Dificuldade para dormir. Atingindo 1 em cada 3 adultos, a pessoa que sofre de insônia não consegue dominar o cansaço e obter o descanso necessário.

Ronco - A língua cai sobre a garganta e bloqueia o ar. Para minimizar o problema, a pessoa deve deitar de lado ou elevar a cabeça apoiando-a sobre mais de um travesseiro.

Apnéia - Ronco prolongado e sonoro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com