TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neurociencia

Trabalho Universitário: Neurociencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

Informações significativas de aprendizagem parte 4

A práxis do psicólogo

1-Nos últimos anos tem bastante peso entre os psicólogos educacionais as chamadas teorias cognitivas, principalmente as que se preocupam com o desenvolvimento das capacidades humanas para o domínio dos conhecimentos. Esses sistemas reconhecem a aprendizagem como um processo ativo frente a estímulos externos, a meio aparece como elemento indissociável do ato de conhecer.

Entretanto, não escapam a limitação comum ás demais concepções , ou seja o privilegiamento do pólo individual e não ao pólo dominante que é o social , isto é , as relações sociais de produção , a divisão da sociedade em classes sociais.

2- Compreender a escola na relação dialética indivíduo-sociedade significa ao mesmo tempo um processo de cultivo individual (promover mudanças no indivíduo) e de integração social (intervir num projeto de mudança social) . A especificidade do pedagógico está em conseguir a realização bem-sucedida desses processos , sem perder a vinculação com todo social, e isso se faz pela mediação entre a condição concreta de vida dos alunos e sua destinção social.

Tal mediação consiste na atividade de transmissão (professor)-assimilação (aluno) de conteúdos do saber escolar. O desafio ao educador está em criar formas de trabalho pedagógico, isto é ações concretas através das quais se efetue a mediação entre o saber escolar e as condições de vida e de trabalho dos alunos.

3-Os professores da escola públicas, em geral, são céticos quanto ás possibilidades de auxílio da Psicologia, principalmente os que já têm uma larga experiência de sala de aula. Muitos professores chegam a recusar qualquer auxílio técnico posto a sua disposição por desacreditar de sua eficácia. Há outros que aceitariam de bom grado os aportes da Psicologia se ela realmente atendesse á problemática do ensino. Há ainda, um numeroso grupo que, mesmo disposto a acreditar na criança e na escola, sentem-se impotentes face ás condições de vida e de trabalho produzidas por uma sociedade segregativa e discriminadora. Por fim, de uma forma ou outra, paradoxalmente , a grande maioria dos professores e largamente influenciada pelo psicologismo que os leva a transformar os comportamentos das crianças em manifestações psicologicas.

Definição do papel do Psicologo na escola e educação

Na escola, o psicologo pode intervir em diversos dominios, como sejam o apoio psicológico e psicopedagogico, a orientação vocacional ou o apoio ao sistema de relações de comunidade educativa.

A presença do psicologo em contexto escolar é cada vez mais frequente existindo, consequentimente, um sucessivo incremento da acessibilidade das atitudes face a este profissional por parte de outros agentes (pais, professores, administradores educacional etc).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com